Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!
Perder peso, ter mais energia e sentir-se saudável são geralmente os motivos por de trás do início de uma dieta. Consulte primeiro o seu médico e não se esqueça do exercício físico para completar os resultados. Para além de satisfazer um desejo imediato, uma boa dieta pode ser a rampa de lançamento para uma mudança de hábitos alimentares para toda a vida.
Com origem japonesa, e seguida à risca por Madonna e Gwyneth Paltrow, a dieta macrobiótica procura reduzir a ingestão de gorduras, em detrimento das fibras, cereais integrais, legumes, leguminosas e frutas. Procura-se o bem-estar, físico e psicológico, através do equilíbrio entre os alimentos yin (aveia, cevada, centeio, milho, tomate, pepino, pimenta, beringela, espinafre, abóboras, cogumelos, alcachofra, ervilhas, alho, beterraba, lentilhas, couve-flor, pescado, porco, vaca, manteiga, margarinas, natas, iogurte, frutos, mel, açúcares, vinho, cerveja, café, chá verde) e yang (trigo, arroz, alface, cebola, cenoura, repolho, rabanete, alho-porro, nabo, grão-de-bico, salsa, agrião, linguado, sardinhas, atum, camarão, salmão, peru, pato, leite, ovos, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, açafrão, vinagre, mostarda, baunilha, sal marinho). Metade de cada refeição deve ser composta por cereais integrais, como arroz integral por exemplo, 30% do seu prato deve conter vegetais e os restantes 10-20% sementes de soja, como tofu.
A dieta francesa, ou dieta Montignac, vem dar razão aos conselhos dados por grande parte dos nutricionistas, ou seja, propõe a ingestão de menos açúcares rápidos (chocolates, bolos, bebidas açucaradas...) e mais açúcares lentos (fruta, cereais, frutos secos…). Defensora da ideia “comer devagar e com prazer”, esta dieta tem como base três refeições diárias, onde é permitida uma grande variedade de alimentos e até pequenas “recompensas” de vez em quando. A Sharon Stone não quer outra coisa.
Mais do que proporcionar a perca de peso, o grande objectivo desta dieta é eliminar ou reduzir a celulite, melhorando, através dos alimentos, a qualidade e a elasticidade da pele. Os alimentos permitidos são muitos, por isso, não vai sofrer com as sensações de uma fome voraz; ao mesmo tempo que vai melhorar os níveis de hidratação do corpo e neutralizar os agentes que contribuem para o envelhecimento. Que o digam Lucy Liu, Uma Thurman e Beyoncé!
Nesta dieta, o número cinco domina: este plano, pensado para 5 semanas, sugere 5 refeições diárias, cada uma preparada com apenas 5 ingredientes e confeccionada em apenas 5 minutos. São ainda permitidos 5 dias “livres” (um por semana) durante os quais pode comer o que quiser! Os resultados são bem visíveis nos corpos de estrelas com Alicia Keys, Eva Mendes e Jessica Simpson.
Conhecida pela redução radical de hidratos de carbono, esta dieta privilegia as proteínas e as gorduras. Ao reduzir a ingestão de hidratos de carbono, o metabolismo do corpo, que deixa de ter açúcar para queimar, queima a gordura armazenada no corpo. A dieta está dividida em 4 fases: Iniciação, Perder Peso Continuamente, Pré-Manutenção e Manutenção – durante as primeiras duas fases, são apenas permitidas a ingestão de 20 gramas de hidratos de carbono por dia, uma dose que, na última fase, aumenta para 60 a 90 gramas diárias. A Jennifer Lopez, a Renée Zellweger e a Calista Flockhart não trocam a Dieta de Atkins por nada.
Diga não:
Este plano equilibra as porções dos alimentos no prato da seguinte forma: 30% de proteínas magras, 30% de gorduras “boas” e 40% de hidratos de carbono. A outra regra de ouro é comer várias vezes ao dia – três refeições, um lanche e uma ceia – não deixando passar mais de cinco horas entre cada refeição. A fórmula 30-40-30 é seguida por Jennifer Aniston, Brad Pitt, Demi Moore e Sandra Bullock.
Nesta dieta, o mais importante é a qualidade e não a quantidade de comida. Dividido em três fases, o plano prevê, num primeiro passo, a substituição de amidos e açúcares, por proteínas e vegetais, sem esquecer os lanches e algumas sobremesas. Na fase seguinte, aprende-se a introduzir, no plano de alimentação, os hidratos de carbono “bons”, caso dos cereais integrais e a maior parte das frutas. Na última fase, já com direito aos açúcares e às gorduras “boas”, o objectivo é a manutenção e a continuidade, para que esta deixe de ser uma dieta e passe a ser a sua nova forma de comer. Nicole Kidman e Bill Clinton juram-lhe fidelidade.