Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!
A proteína é composta por aminoácidos, 9 deles essenciais, significando que temos obrigatoriamente que os obter através da dieta, pois o nosso organismo não os consegue produzir.
Por este motivo, a proteína não só é essencial para o funcionamento do nosso corpo, como também é indicada para quem quer emagrecer! Isto porque demora mais tempo a digerir que os hidratos de carbono, permitindo que fiquemos saciados por mais tempo.
Por isso, se está a seguir uma dieta vegetariana ou pretende seguir, convém identificar quais os alimentos que contem proteína para que não corra o risco de ter um défice de proteína.
Existe uma grande variedade de feijões à escolha e todos eles tem a caraterística de serem ricos em proteína. Combine-os com um cereal para obter uma proteína completa.
O grão-de-bico é uma boa opção para fazer uma grande variedade de pratos, por isso não deixe de os experimentar.
Quase todos os legumes são considerados boas fontes de proteína e as ervilhas não são exceção!
A quinoa é um dos poucos cereais considerados fonte de proteína completa, ou seja, contém todos os 9 aminoácidos essenciais.
As sementes de cânhamo (cannabis) são uma excelente fonte de proteína de origem vegetal. Mas não se preocupe, pois a única coisa que as sementes de cânhamo têm a ver com a droga é a planta de origem.
As sementes de chia são ricas em fibra, proteína e gorduras polinsaturadas, sendo ideais para adicionar a iogurtes, smoothies ou saladas. Use-as moídas para obter mais benefícios.
As nozes, assim como quase todos os frutos secos, são uma boa fonte de proteína. Para além disso são ainda ricas em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
Apesar de não possuírem um teor de proteína elevado, os brócolos possuem ainda fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes que vão contribuir para a sua saúde.
O tofu é um alimento produzido a partir da soja, sendo muito parecido com o queijo. Tal como quase todos os derivados de soja, o tofu é uma boa fonte de proteína.
O seitan é um alimento derivado do glúten de trigo. Caso seja celíaca ou intolerante ao glúten, convém evitar o seitan.
É verdade, o chocolate também tem proteína! Mas coma-o com moderação porque senão poderá vir a ingerir mais calorias do que as que precisa.
Apesar de o leite não ser um alimento de origem vegetal é muitas vezes incluído dieta de alguns vegetarianos, como é o caso dos lacto-vegetarianos, por ser uma excelente fonte de proteína e cálcio. Mas se realmente quiser eliminar todos os alimentos de origem animal, pode sempre experimentar o leite de soja ou leite de amêndoa.