Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!
Adaptada pelo endocrinologista brasileiro Guilherme de Azevedo Ribeiro, a partir de uma dieta de origem norte-americana, a Dieta Nota 10 segue a máxima “comer e emagrecer é mais simples do que se imagina”. Sabe porquê? Porque este regime alimentar permite-lhe comer aquilo que quiser, apenas terá de aprender a consumir os alimentos nas quantidades certas para perder ou manter o seu peso ideal. Curioso? Continue a ler.
A Dieta Nota 10 segue um sistema alimentar relativamente simples onde cada alimento tem um valor em notas. Dependendo do seu peso, cada pessoa terá um determinado número de notas para gastar, todos os dias, em alimentação, podendo escolher comer o que lhe apetecer, às horas que pretender, sem culpas ou restrições, desde que não ultrapasse o seu “crédito”. Trata-se de comer com inteligência para sentir-se bem e para começar a ver os quilos a desaparecer. A Dieta Nota 10 prevê a perda de um quilo por semana no primeiro mês, um valor que, apesar de baixar nos meses seguintes, permite um emagrecimento gradual, que depressa deixa de ser uma dieta e passa a estilo de vida saudável.
A quantidade de notas a que cada pessoa tem direito difere de mulher para homem e baseia-se exclusivamente na altura de cada um:
Conhecido o número de notas que tem à disposição para “comprar” os seus alimentos diários, a fase seguinte requer que se familiarize com as tabelas da Dieta Nota 10 que atribuem à maioria dos alimentos a sua respectiva nota. Embora inicialmente terá de consultar várias vezes essas tabelas, depressa perceberá que, regra geral, uma fatia de pão ronda as 30 notas, uma peça de fruta “custa” 25 notas e uma porção de carne equivale a 50 notas. Em pouco tempo, saberá quantas notas vale cada alimento e fará a sua escolha sem qualquer dificuldade. A Dieta Nota 10 recomenda apenas que a distribuição dos alimentos seja feita da seguinte forma: 20% de proteínas, 30% de gorduras e 50% de hidratos de carbono.
Para um homem que tenha direito a 700 notas por dia, este poderia ser um bom exemplo de um menu diário segundo a Dieta Nota 10:
Pequeno-almoço (200 notas):
Almoço (235 notas):
Jantar (225 notas):
Nas principais refeições do dia foram gastas 660 notas, o que deixa um crédito de 40 notas que podem e devem ser gastas nos lanches a meio da manhã e da tarde – isto porque, a Dieta Nota 10 recomenda que ninguém passe mais de quatro horas sem comer alguma coisa. Um regime simples e de fácil memorização que lhe permite comer de tudo um pouco (até gelado!), sem passar fome ou sentir-se privado dos seus alimentos preferidos.