Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!
Deve seguir-se sempre um estilo de vida saudável, embora nem sempre seja fácil. Os vícios que inconscientemente criamos são francamente negativos e travam o caminho de quem pretende ser saudável. Não é fácil quebrar o ciclo de se fazer uma refeição entre o jantar e a hora de dormir e este hábito acontece a muitas pessoas, mas existem mecanismos e técnicas que podem ser postos em prática para evitar e terminar este comportamento problemático. Conheça as técnicas que deve utilizar para moderar o desejo de comer à noite e, com isso, viver uma vida mais saudável.
Faça as refeições devidas às horas devidas e na quantidade indicada para a refeição em questão. Se passar fome durante o dia, será certo que o seu corpo pedirá que se alimente excessivamente à noite. O seu jantar deverá ser completo, com bastantes fibras e proteínas, o que ajudará a manter-se saciado.
Se está habituado a ver televisão enquanto come refeições leves à noite, ganhe plena noção da correlação e quebre o vício. Poderá limitar o tempo que vê televisão ou substitua os snacks da noite por alimentos saudáveis, como fruta ou vegetais.
Se tem fome a horas tardias, talvez esteja a jantar demasiado cedo, experimente jantar um pouco mais tarde e em quantidade controlada, mas não se prive de uma refeição completa. Se se alimentar bem à noite, será menos provável que lhe apeteça petiscar fora de horas.
Mantenha o seu corpo hidratado e, se tiver vontade de comer à noite, substitua as refeições-extra por copos de água ou chá. Deste modo dará uma sensação de saciação ao seu organismo e reduzirá o apetite por guloseimas, salgados ou até mesmo refeições completas tardias.
Identifique o que faz com que tenha fome à noite, o que faz com que lhe apeteça determinado tipo de comida e perceba as correlações entre desequilíbrios alimentares ou hormonais e a vontade de comer. Poderá estar com vontade de não resistir ao açúcar por exemplo e não com fome.
Largue os chocolates e as batatas fritas, talvez precise apenas de uma peça de fruta e sentir-se-á saciado. Habitue o seu organismo aos novos alimentos noturnos e diminuirá os efeitos nocivos dos snacks tardios.
Informe-se sobre os problemas que podem surgir pelo facto de comer à noite e foque-se no facto desses vícios noturnos serem de fácil substituição. Se pretende perder peso, terá um incentivo extra para largar estas refeições fora de hora.
Substitua o hábito de comer àquela determinada hora por outro hábito diferente. Leia um pouco, tome o seu banho a essa hora, mude a areia do gato ou leve o cão à rua. Faça disso o seu novo hábito à hora da fome desnecessária.
Defina que só fará refeições quando estiver sentado à mesa da cozinha ou da sala. Isto evitará que transporte comida consigo para outros locais da casa e coma distraída e descontroladamente.
Depois de lavar os dentes terá menos vontade de comer fora de horas. Deste modo, faça seu o hábito de, após jantar, escovar os dentes. O sabor da pasta de dentes altera o sabor da comida e decerto não quererá perder a sensação de ter a boca limpa só por causa de um pedaço de bolo.
É complicado abdicar-se de vícios, pelo que é sempre bom procurar ajuda. Siga estes passos e, se mesmo assim não conseguir resistir ao apetite noturno, faça um diário alimentar e procure a ajuda de um médico nutricionista para que este o ajude a superar o problema.