YOU - a dieta do Dr. Oz

YOU - a dieta do Dr. Oz
Livro You A sua dieta

Os norte-americanos Mehmet Oz e Michael Roizen, médicos da Oprah Winfrey e presença assídua no seu talkshow, juntaram esforços e conhecimentos para lançarem o livro “YOU – A Sua Dieta”. Um manual de instruções para ter um corpo ideal, com resultados garantidos em apenas duas semanas e uma nova forma de comer que vai durar uma vida.

A proposta é perder cinco centímetros na cintura em apenas quinze dias, sem sacrifícios, criando novos hábitos alimentares e de exercício físico para toda a vida. Como? Mehmet Oz, cardiologista, e Michael Roizen, especialista em medicina interna, defendem que é mais importante vigiar os centímetros da cintura do que contar calorias e estar constantemente em cima da balança para ver quanto peso é que já perdemos. As atenções devem estar centradas na zona abdominal porque é aí que se acumula a maior parte da gordura e a mais prejudicial para a nossa saúde, com graves riscos cardiovasculares associados.

Os gurus desta fórmula, que uma vez aprendida torna-se num verdadeiro estilo de vida, explicam que é muito importante conhecermos, a fundo, o funcionamento do nosso organismo. Se percebermos de que forma a química do cérebro influencia os nossos impulsos ou a relação que existe entre o estômago e a mente, vamos poder emagrecer com bom senso e sem sofrimento. Seguindo este raciocínio, os autores do livro “YOU – A Sua Dieta” explicam ainda porque é que grande parte das dietas rigorosas não consegue produzir os resultados desejados.

Mehmet Oz e Michael Roizen vão ainda mais longe ao argumentarem que quem quer perder peso não pode contar apenas com a sua força de vontade (apesar da sua relevância óbvia!) e insistem numa “reprogramação” e até “automatização” dos alimentos consumidos. O que querem dizer com isto? Numa fase inicial comer literalmente a mesma coisa todos os dias ao pequeno-almoço, almoço e lanche, sendo o jantar a refeição onde se pode variar. Este sistema permite um maior auto-conhecimento dos sinais que o nosso corpo emite relativamente à alimentação e torna-se uma dieta muito mais fácil de cumprir.

Para além dos benefícios do exercício físico, que os médicos também fazem questão de explorar no seu livro, Mehmet Oz e Michael Roizen escrevem ainda sobre os “apetites emocionais” – muitas vezes não comemos porque sentimos fome, mas simplesmente porque estamos stressados, deprimidos, sozinhos ou porque alguém à nossa beira está a comer uma bola de berlim e resolvemos fazer-lhe companhia. A dupla por de trás desta dieta, que já foi apelidada pelos media como “mágica”, alerta que é absolutamente crucial controlarmos as emoções, principalmente se queremos emagrecer.

De fácil leitura, as páginas do livro “YOU – A Sua Dieta” estão recheadas de explicações simples e directas, pinceladas ainda com uma boa dose de humor. Para além de várias dicas para pôr em prática antes, durante e depois das refeições, Mehmet Oz e Michael Roizen apresentam sugestões para quando tem de comer fora e elaboram a lista de compras que deve levar sempre consigo ao supermercado. E, claro, não podiam faltar diversos menus saudáveis para ajudá-lo a atingir e manter o seu peso ideal um dia de cada vez!

O livro “YOU – A Sua Dieta”, que é o segundo de uma colecção dedicada à saúde, já vendeu mais de 3 milhões de exemplares nos Estados Unidos. Editado em Portugal pela Lua de Papel, em 2008, pode ser adquirido em www.bertrand.pt ou em www.webboom.pt por €13,50.

Classifique o artigo

Average: 4.3 (129 votos)