Vivafit: 30 minutos a treinar

Vivafit: 30 minutos a treinar

A ideia por de trás dos ginásios Vivafit nasceu em Portugal no ano de 2003 e, escassos seis anos depois, em 2009, tem já 102 health clubs de norte a sul do país, onde estão inscritas cerca de 40 mil mulheres. Sim, este é um ginásio exclusivamente feminino, com circuitos específicos de treino de apenas 30 minutos. Será este o segredo por de trás do sucesso da Vivafit?

Só entram mulheres!

Estudos recentes apontam para o facto de 90% das pessoas que procuram inscrever-se em ginásios e health clubs serem do sexo feminino, daí a exploração deste nicho de mercado. Na base da ideia que deu origem ao conceito Vivafit estava esta percentagem elevada, mas também o facto de as mulheres serem quem mais se sente intimidada num ginásio misto. No espaço Vivafit – que é 100% feminino, incluindo as instrutoras – as mulheres estão à vontade para saltar, treinar e suar, sem constrangimentos!

Não tenho tempo para fazer ginástica!

Talvez o maior segredo por de trás do sucesso da Vivafit é a forma como funcionam os seus ginásios: a pensar na desculpa que a maioria das mulheres (e até das pessoas em geral!) dá quando confrontada com o facto de não praticarem qualquer tipo de exercício físico é “não tenho tempo”! Como deram a volta a questão? Elaboraram um programa especializado composto por um circuito de treino com uma duração de apenas 30 minutos. A Vivafit garante-lhe saúde, perca de peso, resistência e wellness… e só pede uma coisa em troca: meia-hora, nem mais um minuto! Afinal de contas, o que são 30 minutos quando é o nosso bem-estar e forma física que estão em jogo?

Wellness for Women

A fazer jus ao seu lema “Love Living Fit”, a Vivafit quer que as mulheres sintam vontade de treinar, de perder peso e de se manterem em forma sem caírem na monotonia ou agarrarem-se à ideia de que o ginásio é pura e simplesmente um frete. Nesse sentido, propõe um circuito de treino composto por 10 máquinas hidráulicas (treinar nestas máquinas assemelha-se à hidroginástica) e 10 plataformas de madeira dispostas num círculo. Ao iniciar a sua sessão, a mulher escolhe a máquina onde quer começar e aí treina 30 segundos, passando depois para a plataforma onde é acompanhada por uma instrutora e faz mais 30 segundos de exercício, passando depois para outra máquina e assim sucessivamente. O tempo e a altura de mudar de máquina é indicada por um “flash” instalado no tecto da sala e, no final de 10 minutos, completa-se a primeira volta ao circuito – seguem-se mais duas para perfazer os 30 minutos, e sempre ao som de música que dá vontade de mexer!

Novidades Vivafit

Para satisfazer as suas sócias e porque também está atenta às tendências do sector de fitness, a Vivafit acabou por introduzir duas modalidades extra nos seus ginásios: aulas de Pilates (alongamentos e exercícios corporais) e aulas de Body Vive (ginástica dinâmica, auxiliada por bolas e elásticos), que podem ou não ser combinadas com o Circuito Vivafit. Quer opte por um ou pelos três, os objectivos são todos iguais: corpo mais tonificado, prevenção de doenças cardio-vasculares, redução do stress e aumento da auto-estima.

Mensalidades & Funcionamento

Com um horário de funcionamento entre as 9h00 e as 20h00, a mensalidade do ginásio Vivafit ronda os €40 e dá acesso a livre-trânsito, ou seja, as mulheres podem frequentar o seu espaço Vivafit as vezes que quiserem, o tempo que quiserem, todas as semanas. Para além disso, o progresso das metas estabelecidas por cada mulher é seguido através da forma de uma maçã colada na parede onde constam o número de quilos, centímetros ou massa gorda já perdida. Conforme os avanços, a maçã vai mudando de cor para manter a motivação elevada!

A moda pegou

Um nicho de mercado que mais do que um sucesso consolidado, já se revelou uma verdadeira moda que parece ter vindo para ficar. À Vivafit já se juntaram mais de meia dúzia de concorrentes directos: Go Fit, Curves, Fit Studio, Ginásio Authentica, WomanFit, Clube W Wellness for Women, Happy Fit – todos a tentar seduzir as mulheres que procuram uma forma privada, rápida e divertida de fazer exercício físico. O próximo passo? Continuar o alargamento à Europa e resto do mundo!

Classifique o artigo

Average: 4.5 (8 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários