Top 8 benefícios do exercício físico

Top 8 benefícios do exercício físico

Todos nós sabemos que o exercício físico é fundamental para assegurar um bem-estar pleno e que é um aliado importante para quem quer perder peso ou simplesmente manter o seu peso ideal. Mas sabe realmente quais são todos os benefícios do exercício físico? Descubra e ponha-se a mexer!

  1. Mais saúde: por algum motivo associamos o exercício físico à velha máxima “corpo e mente sãs”, é que a ginástica – seja ela qual for – é altamente benéfica para todo o organismo, por dentro e por fora. Para além de aumentar os níveis de concentração e criatividade, diminui o stress e a ansiedade, protegendo o corpo contra as agressões exteriores e fortalecendo o sistema imunitário… para uma vida mais longa e saudável.
  2. Queima calorias: uma das principais vantagens do exercício físico é o aumento do ritmo cardíaco que queima calorias, o que é extremamente eficaz para quem queira perder peso e emagrecer de forma natural. Para além disso, permite que, de vez em quando, se possa desfrutar dos pequenos prazeres da vida – chocolate, gelado, uma fatia de pizza ou outras tentações.
  3. Luta contra a depressão: fazer uma aula de aeróbica ou uma simples caminhada rápida de 30 minutos é o suficiente para lutar contra a depressão. Porquê? Porque durante o exercício físico, o organismo produz a chamada “hormona da felicidade”, a endorfina, que nos ajuda a alcançar e a manter a boa disposição.
  4. Mais resistência física: a prática regular de exercício físico permite manter o corpo em forma, ou seja, tornamo-nos cada vez mais fortes, os nossos movimentos são cada vez mais fluidos e não nos cansamos tão facilmente. Esta resistência vai aumentando com o passar do tempo!
  5. Melhora a auto-estima: ainda devido à libertação das endorfinas, mas não só, há qualquer coisa de libertador e de otimista na prática do exercício físico, ou seja, pode custar a começar, mas no final sentimo-nos magníficos. Porquê? Porque estamos a cuidar do nosso corpo e bem-estar integralmente, o que não só aumenta a auto-estima e autoconfiança, como nos faz sentir mais satisfeitos e em harmonia com os nossos próprios corpos.
  6. Mais energia, menos stress: pode parecer contraditório porque o exercício físico, em qualquer modalidade, é cansativo! No entanto, a verdade é que quanto mais exercício físico praticamos, mais energia vamos ter… e haverá melhor forma de combater o stress?
  7. Um desafio constante: o exercício físico pode ainda ser um motivador constante, ou seja, pode proporcionar desafios contínuos na sua prática – mais do que conseguir tonificar o corpo, pode ajudá-lo a conseguir alcançar todo o tipo de metas, desde conseguir reproduzir uma aula inteira de ioga em casa sozinho, levantar cada vez mais pesos, aumentar a distância que corre ou que caminha diariamente, participar na sua primeira meia-maratona… 
  8. Noites bem dormidas: por norma, quem pratica exercício físico de forma regular – e desde que não seja próximo da hora de dormir – tem mais probabilidade de beneficiar de noites de sono completas e de qualidade. Adeus insónias, olá noites tranquilas e rejuvenescedoras!

Classifique o artigo

Average: 4.6 (47 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários