Top 10 tendências fitness para 2010

Top 10 tendências fitness para 2010
Wiifit

Ano novo, corpo novo. A importância do exercício físico nunca muda, mas a forma como o fazemos está em constante mutação – todos os anos existem novidades no mundo do fitness, da dieta e da alimentação, de forma a continuar a motivar um estilo de vida saudável. Descubra as tendências fitness que vão dar que falar e mexer em 2010. 

  1. Sensibilização social: numa altura em que os níveis de obesidade disparam, em 2010 vai assistir-se a uma maior sensibilização para a prática de exercício físico regular e o seguimento de uma dieta alimentar saudável por parte de governos e todo o tipo de organizações e associações. Juntos podem chegar a mais pessoas, fazer a diferença e promover um estilo de vida salutar – a nós, resta-nos seguir o exemplo.
  2. Nintendo Wii Fit: fazer aeróbica ou até ioga no conforto de casa sobre uma plataforma interativa ligada à televisão com instrutor próprio parece tentador, não parece? O Wii está cada vez mais na moda e o “exergaming” – que combina exercício físico com vídeo jogos – é atualmente a forma mais cool e divertida de se manter em forma, uma vez que permite ainda a prática de modalidades tão distintas como o basebol, voleibol, bowling ou golfe.
  3. Exercício económico: a crise que assolou o mundo e que continua a fazer com que as pessoas “apertem o cinto” também chegou ao fitness. Quem quer manter-se em forma, vai procurar cada vez mais alternativas económicas, ou seja, as inscrições em ginásios estão a ser trocadas por DVDs que se podem fazer em casa, pela Wii Fit ou por modalidades que não exigem nenhum ou então pouco investimento: caminhadas, jogging, ciclismo…
  4. Tempo precioso: as vidas agitadas de hoje nem sempre permitem a prática de exercício físico regular, mas as novas tendências já se adaptaram às exigências de quem tem de suar o mesmo, mas em menos tempo. Nesse sentido, uma das grandes tendências para 2010 continua a ser o crescimento de ginásios e espaços de wellness que disponibilizam sessões de fitness de apenas 30 minutos. O Vivafit é apenas um exemplo.
  5. Calçado que emagrece: para quem não tem tempo e/ou pouco dinheiro para dedicar ao exercício físico, eis o calçado revolucionário que, embora tenha dado os seus primeiros passos em 2009, promete entrar a correr em 2010. As sapatilhas Reebok EasyTone ou os chinelos FitFlop são apenas dois exemplos de calçado tonificante que pode ser usado ao longo de todo o dia para ajudar a queimar calorias. Como? Ergonomicamente desenhado com bolsas de equilíbrio na sola, estas desencadeiam uma pequena instabilidade natural no andar, o que estimula o trabalho muscular e a consequente tonificação, para além de combater a celulite… tudo isto enquanto faz a sua vida normal.
  6. Tendências alimentares: os novos super-frutos fitness são exóticos e saborosos, com poderosos antioxidantes e características que contribuem para o emagrecimento, entre outros benefícios. Este é o ano para provar ou reintroduzir no seu frigorífico o açaí ou juçara, o goji e a romã – seja em forma natural, sumos, chás ou barras de cereais. O fast food está cada vez mais out, assim como o consumo elevado de sal que, em 2010, se quer reduzido drasticamente.
  7. Dieta Detox: já em 2009 ouvimos falar dela através de algumas celebridades como Oprah Winfrey ou Gwyneth Paltrow, mas parece que 2010 vai ser o ano da dieta detox. Esta dieta desintoxicante é, tal como o seu próprio nome indica, um purificante para o organismo que auxilia ainda quem quer perder alguns quilos. Como funciona? Dura 21 dias e requer a eliminação de cafeína, açúcar, álcool, glúten e produtos animais da dieta alimentar. Existe ainda o “Master Cleanse”, uma dieta detox mais radical onde, durante 10 dias, os alimentos são substituídos por uma bebida composta por água e limão.
  8. Dieta DNA: "nutrogenomics” é uma palavra que certamente vamos ouvir em 2010 e significa a utilização do nosso DNA para decidir qual a melhor dieta para o nosso organismo. Alguns cientistas acreditam que existem alimentos que alteram o funcionamento do DNA, o que pode ser prejudicial para o seu funcionamento pleno. Para além disso, o "nutrogenomics” também pode estudar as doenças e problemas de saúde das gerações anteriores de forma a evitá-las nas gerações atuais, nomeadamente através de uma alimentação correta.
  9. Estar em forma não tem idade: em 2010 vai assistir-se a uma ainda maior oferta de atividades de exercício físico para seniores porque ficar mais velho não significa deixar de viver a vida! Entre aulas, DVDs e modalidades específicas para a terceira idade, mais do que estar em forma, estimula-se o convívio e o bem-estar geral.
  10. Google Health: se fazemos tudo desde pagar contas, gerir as nossas finanças e fazer compras online, porque não manter os nossos registos médicos online também? O Google Health permite isso mesmo – um local virtual onde pode guardar toda a sua informação de saúde e registos médicos para não os perder e poderem ser facultadas a família, amigos e profissionais de saúde em momentos de emergência, por exemplo.

Classifique o artigo

Average: 3 (3 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários