Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!
Sim. Uma resposta simples para uma pergunta simples. Ah, não sabia? É verdade, o aumento de peso e os diferentes níveis de stress aos quais podemos estar expostos estão ligados em mais maneiras do que uma. Para além de contar calorias, reduza o stress para não ter uma surpresa desagradável da próxima vez que subir à balança.
Seja qual for a fonte de stress – profissional ou pessoal – a verdade é que o nosso corpo entra imediatamente em alerta, produzindo alterações relativamente aos níveis de energia, metabolismo, circulação sanguínea e na libertação de mais ou menos hormonas. Não parece nada de especial? E se lhe dissermos que longos períodos de stress (ou então o stress crónico) libertam, curiosamente, a hormona do stress, também conhecida como hormona cortisol? Ora, uma vez “à solta”, o cortisol interage com o funcionamento natural do organismo, alterando-o de formas que, entre incentivar vários problemas de saúde, também engorda.
Impulsionado por um estilo de vida ou uma fase particularmente stressante, o cortisol pode contribuir para o aumento de peso de 4 formas distintas:
Curiosamente, o stress é ainda capaz de influenciar o nosso aumento de peso indirectamente, através de actos e gestos quotidianos que acabam por ser prejudiciais para um estilo de vida saudável. Mesmo se esquecermos por momentos a hormona cortisol, se o factor stress se mantiver, o aumento de peso também vai continuar a ser real. Veja como.
Felizmente, existem várias maneiras, fáceis e eficazes, de reduzir o stress na sua vida. Feito isso, é meio caminho andado para voltar a uma dieta alimentar saudável, com mais tempo para o desporto e menos tempo para roer as unhas.