Sabe qual é o peso que melhor se adequa à sua idade?

Sabe qual é o peso que melhor se adequa à sua idade?

Calcular o peso ideal é algo que frequentemente somos impelidos a fazer, na maior parte das vezes a partir das ferramentas já disponíveis em variadíssimos sites ou nas aplicações móveis relacionadas com saúde e emagrecimento. Contudo, sabe qual é efetivamente o seu peso ideal? Quais são os fatores a ter em conta na hora de o definir?

IMC = peso ideal

Ter o peso ideal é, mais do que uma questão de estética, uma questão de saúde. Foi a OMS (Organização Mundial de Saúde) que definiu a forma de obter o peso ideal, que é conseguido através de um cálculo que tem em conta a relação peso/altura, bem como o sexo e a constituição física de cada pessoa. Desta forma, definimos o nosso Índice de Massa Corporal (IMC), devendo os resultados ser lidos com base nos valores indicados na tabela abaixo apresentada.

Como calcular o IMC?

Para fazer este cálculo, deve dividir o seu peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). É o valor alcançado que indica qual é o seu IMC.

Veja o seguinte exemplo, para uma pessoa que mede 1,67m e pesa 60 quilos:

  • IMC = 60 ÷ 1,67²
  • IMC = 60 ÷ 2,78
  • IMC = 21,5

O valor de IMC obtido é 21,5: um valor considerado normal, pois a OMS definiu que o índice normal se situa entre 18.5 e 24.9, como indicado abaixo.

PESO

IMC

Abaixo do peso

Abaixo de 18.4

Peso normal

18.5 - 24.9

Excesso de peso

25.0 - 29.9

Obesidade Grau I

30.0 - 34.9

Obesidade Grau II

35.0 - 39.9

Obesidade Grau III

Acima de 40

De realçar que existe uma ligeira diferença entre homens e mulheres porque os homens têm mais músculo, o que é mais pesado do que a gordura. Assim sendo, o IMC ideal para as mulheres situar-se-á nos 20 e, nos homens, nos 22. De referir ainda que a partir dos 55 anos, tanto nos homens como nas mulheres, verifica-se um aumento do peso, que é considerado normal e não deve ser entendido como excesso de peso.

IMC, peso ideal e idade

Contudo, não podemos esquecer que os resultados obtidos são apenas meras estimativas que se baseiam na média da população, pelo que não deve esquecer que cada um de nós é único, até no que diz respeito ao nosso peso ideal, pois, temos de ter em conta a nossa constituição física, bem como o estilo de vida, isto é: o número de calorias ingeridas diariamente, o exercício físico praticado ou os hábitos alimentares, por exemplo. A idade também pode ser um fator interessante de se analisar na busca pelo peso ideal, até porque ela dita IMC distintos, consoante a fase da vida e consoante o sexo.

A tabela seguinte apresenta alguns valores estimativos, para homens e mulheres, de acordo com duas faixas etárias: dos 22 aos 54 anos e a partir dos 55 anos.

ALTURA

Dos 22 aos 54 anos

A partir dos 55 anos

PESO

PESO

Homens

Mulheres

Homens

Mulheres

1,50 m

-

52,8

-

62

1,55 m

-

55,3

-

64

1,60 m

61,2

58,0

70

65

1,65 m

63,5

60,8

72

67

1,70 m

66,2

63,5

78

72

1,75 m

68,9

66,2

77

72

1,80 m

71,9

69,0

84

-

A busca pelo peso ideal

Se considerar que os valores obtidos não estão adequados, ou se tiver muitas dúvidas, o melhor é consultar o seu médico de família ou, se preferir, um especialista da área da nutrição. Estes especialistas têm máquinas que, de forma rápida e eficaz, permitem medir a percentagem de gordura corporal, indicador importante para definir o seu peso ideal.

Não se esqueça, mais importante do que andar preocupado em ter um determinado peso, deverá assegurar-se que consome o número de calorias adequado à sua atividade física, certificando que essa prática desportiva, associada a hábitos alimentares saudáveis, contribuirá para a sua saúde e consequentemente para alcançar o peso ideal.

Classifique o artigo

Average: 4 (53 votos)
Comentários(2)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Emagrecer Para Sempre

Para ficar sempre no peso ideal é necessário a mudança de hábitos.
São os hábitos que lhe ajudarão a ficar sempre no peso ideal e de bem com a balança.
Veja neste artigo o que fazer para se manter sempre no peso ideal: http://ajudaparaemagrecer.com/como-ficar-sempre-com-o-peso-ideal/

mauriciomira

O peso ideal varia para cada pessoa.
Por isso é importante ficar de olho no IMC.
Levar apenas o peso em consideração pode levar a distorções, metas fora da realidade ou um peso aquém dos níveis saudáveis.
Cada indivíduo pode ter objetivos diferentes.
Alguns realmente precisam perder peso e medidas, outros precisam ganhar massa muscular ou melhorar o metabolismo.
Existem produtos adequados e seguros para cada um dos casos.
Uma boa dica é visitar o guia de produtos Herbalife para descobrir qual deles é o mais adequado às suas necessidades.
Abraços. Maurício.