Quais as melhores balanças de pesar

Quais as melhores balanças de pesar

As balanças de pesar permitem manter o controlo regular do peso do corpo em quilos e, normalmente, são um dos objetos de decoração essenciais numa casa de banho/banheiro. Saiba quais as melhores balanças de pesar e escolha a mais apropriada para si, de acordo com a utilização que quer fazer dela.

As melhores balanças de pesar são aquelas que ajudam a vigiar de uma forma exata o peso total de um corpo em quilos, garantindo assim a manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada. Assim sendo, para encontrar a melhor balança de pesar, é necessário seguir os passos seguintes:

Escolher o tipo de balança de pesar mais adequada

Atualmente, existem vários tipos de balanças de pesar que podem ser adquiridas. Das mais populares, destacam-se as 4 seguintes:

1. Balanças de pesar digitais

As balanças de pesar digitais utilizam pilhas para funcionarem corretamente e apresentam o peso de uma pessoa com uma enorme precisão. Alguns modelos possuem funções mais avançadas que outros, como por exemplo, programas de memória que permitem ver o peso anterior e comparar resultados. Atualmente, este tipo de balança de pesar é cada vez mais comum e apresenta um custo médio de 25 euros/57 reais.

2. Balanças de pesar mecânicas

As balanças de pesar mecânicas são as mais utilizadas na maior parte dos lares, as mais acessíveis e não funcionam a pilhas, ao contrário das balanças de pesar digitais. O peso total de um corpo em quilogramas é apresentado num indicador analógico e, como tal, ele deve ser de fácil leitura. Normalmente, as balanças mecânicas custam aproximadamente 12 euros/27 reais e podem ser adquiridas em qualquer hipermercado ou loja de eletrodomésticos.

3. Monitores de gordura corporal

Os monitores de gordura corporal são os ideais para quem procura informações detalhadas acerca do seu peso. Mostram o peso total de um corpo em quilos, analisam a quantidade existente de gordura na barriga e noutros locais do corpo e oferecem todo o tipo de informação estatística. Trata-se de uma balança de pesar muito útil para quem, por algum motivo médico ou não, está ou pretende vir a fazer uma dieta de emagrecimento.

Os modelos mais evoluídos oferecem outras informações adicionais, como por exemplo, a quantidade de água existente no corpo ou a ingestão de nutrientes e de calorias diárias recomendadas. Este tipo de balança de pesar pode ser adquirido a partir dos 25 euros/57 reais.

4. Balanças de pesar Wi-fi

A revolução digital já chegou às balanças de pesar e a prova disso mesmo são as balanças de pesar do tipo Wi-fi. Esta balança permite passar toda a informação relativa ao peso para um computador ou para um smartphone, de modo a que tudo possa ser acompanhado e vigiado online. As balanças de pesar Wi-fi podem identificar e monitorar vários utilizadores diferentes, uma vez que não misturam os resultados obtidos. Podem ser adquiridas a partir de 120 euros/272 reais.

Verificar se a balança de pesar é de fácil utilização

Um produto de uso único, como uma balança de pesar, deve ser muito intuitivo e fácil de usar, nomeadamente ao nível da configuração e no ato de ligar e de desligar.

Se optar pela compra de uma balança de pesar mecânica, verifique se ela volta ao zero automaticamente ou se é preciso ajustar com regularidade o indicador de peso para manter a balança com valores exatos. A melhor balança mecânica é aquela que repõe imediatamente os valores iniciais. Por outro lado, se escolher uma balança de pesar digital, é preciso atentar para o tipo de pilhas que ela utiliza e quando é que estas precisam de ser substituídas.

Considerar a superfície onde vai colocar a balança de pesar

Para uma maior precisão do peso total de um corpo, as balanças de pesar apresentam melhores resultados se forem colocadas numa superfície dura e plana. No entanto, também existem balanças de pesar que são capazes de funcionar com a mesma eficácia em cima de um tapete ou num piso radiante ou macio.

Observar o tamanho da balança de pesar

Se não pretender sobrecarregar o espaço da sua casa de banho/banheiro, é preciso escolher uma balança de pesar leve, compacta e de fácil transporte. Atualmente, existem vários tipos e tamanhos de balanças de pesar e, como tal, deverá avaliar o espaço do local onde a vai colocar e só depois efetivar a sua compra.

Analisar o indicador das balanças de pesar

As balanças de pesar devem ser de fácil leitura, mesmo que o resultado apresentado seja assustador. Assim sendo, na compra de uma balança de pesar, é necessário analisar o seu indicador, isto é, se ele apresenta um display de grandes dimensões, se tem iluminação de fundo (no caso das balanças de pesar digitais) e se é de fácil visualização a partir de uma posição em pé. Tenha em consideração que algumas balanças de pesar mecânicas utilizam números muito pequenos, o que dificulta a leitura precisa dos valores finais.

Conhecer as principais marcas

Existem muitos fabricantes de balanças de pesar no mercado atual e, como tal, todos os equipamentos devem ser comparados pelo preço e pelas suas características principais. Dos principais produtores, destacam-se as marcas seguintes: Taylor, Tanita, Brabantia, EKS, Hanson, Salter e Watchers, que lançaram modelos como a Argos, a John Lewis, a Tesco, entre outros exemplares.

Registo do peso

Existem aplicações disponíveis para iPhone e outros smarthphones, que permitem registar de forma fácil o nosso peso. Um destes exemplos é a aplicação para iPhone e iPad - Peso QuickLog.me. Além do registo do peso, a aplicação também regista a percentagem de gordura, calcula o IMC (Índice de Massa Corporal) e o seu peso ideal.

Sabemos que um controle adequado da variação do peso é uma garantia adicional que mantemos o peso dentro dos objetivos.

Classifique o artigo

Average: 4.5 (23 votos)
Comentários(1)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
mariaxavier

Boa tarde,

Precisava do vosso contacto. Podem enviar me, por favor?

Obrigada