Os principais benefícios da prática de pilates

Os principais benefícios da prática de pilates
Mulher a fazer exercícios de pilates

Criado por Joseph Pilates, este método nasceu na Alemanha e tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em toda a parte. Conhecido por ser um exercício físico muito completo e bastante vantajoso para a coluna, apresenta uma série de benefícios que podem ser aproveitados por qualquer um. Apesar de existirem aparelhos específicos para a prática de pilates, este exercício desportivo também pode ser realizado no chão ou no tapete. Em seguida, deixamos uma pequena lista de alguns dos benefícios que estão associados à prática do método pilates.

1. Relaxamento

Por ser um exercício que combina posturas com respiração, um pouco à semelhança do que acontece no ioga, o pilates acaba por ser um exercício com um elevado poder relaxante que ajuda a combater o stress e a fadiga. Os movimentos são feitos lentamente e de forma fluida, o que ajuda a manter-se consciente do que se passa no corpo ao longo de toda a prática e isso acaba por ser bastante relaxante.

2. Fortalecimento do corpo e da mente

Este não é um exercício para quem procura apenas perder peso ou melhorar a forma física, mas antes uma prática que poderá trazer grandes benefícios também para a mente. Quando praticado regularmente ajuda a melhorar a concentração e o equilíbrio emocional.

3. Treino completo e equilibrado

Uma das principais vantagens do pilates é o facto de ser um exercício bastante completo, que trabalha o corpo (e a mente) no seu conjunto, não se limitando a um grupo específico de músculos, como acontece com outras atividades físicas. O treino geralmente integra exercícios de alongamento, relaxamento e tonificação.

4. Tonificação dos músculos

Apesar de, à primeira vista, o pilates poder parecer um exercício suave, graças à fluidez dos seus movimentos e à calma com que é praticado, este exercício é extremamente poderoso para quem quer ter um corpo perfeito. No entanto, por trabalhar o corpo no seu conjunto, os resultados não se traduzem em músculos excessivamente desenvolvidos, como acontece noutras práticas e que desagrada a algumas pessoas. É, no entanto, um excelente exercício para quem deseja perder peso (quando praticado regularmente e aliado a uma alimentação saudável) e moldar as suas formas corporais.

5. Aumento da flexibilidade

No pilates é dada uma grande importância aos exercícios de alongamento, o que acaba por ser bastante benéfico para o aumento da flexibilidade dos músculos.

6. Alívio de problemas da coluna vertebral

A par da natação, o pilates tem sido, nos últimos anos, um dos exercícios mais recomendados por osteopatas, quiropráticos, ortopedistas e fisioterapeutas para quem apresenta problemas a nível da coluna vertebral. Os exercícios de pilates (sempre com orientação médica, claro) ajudam a aliviar as tensões que tantas vezes se refletem nos músculos que suportam a coluna, mas permitem também o seu reforço e estabilização, melhorando significativamente a postura corporal.

7. A melhor opção em caso de lesões

Outro dos benefícios associados à prática deste exercício é o facto do treino de pilates ser possível de ser realizado por pessoas que apresentam algumas lesões. Na verdade, muitos atletas recorrem ao pilates para a recuperação de lesões físicas, pois a enorme variedade de exercícios existente permite que seja praticado mesmo que se esteja deitado.

Classifique o artigo

Sem votos
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários