A Dieta Metabólica

A Dieta Metabólica
Balança para controlar o peso

O metabolismo é o grande responsável pela quantidade de calorias que o nosso corpo queima diariamente e se não estiver a perder o peso desejado, pode precisar de dinamizar o processo metabólico. A Dieta Metabólica é composta por alimentos que ativam as gorduras para uma perda de 3 quilos em duas semanas.

A força do metabolismo

O metabolismo basal do corpo humano reúne as calorias necessárias para assegurar as funções vitais do organismo, ou seja, desde o batimento cardíaco à temperatura corporal. No que toca a perder peso, saiba que o sistema metabólico é responsável por queimar entre 50% a 70% das calorias ingeridas diariamente. Quanto mais otimizado tiver o metabolismo, mais calorias queima. Como? Através da ingestão de minerais e vitaminas que ativam as enzimas responsáveis por queimar a glicose e produzir energia, evitando assim que a energia consumida – as calorias – se transforme em gordura. Para além disso, é importante reduzir o consumo de gorduras e fazer uma alimentação que privilegie, de forma equilibrada, os hidratos de carbono e as proteínas. Existem ainda outros fatores que determinam ou não a força do metabolismo.

O que desacelera o metabolismo

  • Sexo – devido às suas hormonas e a uma massa muscular menor, as mulheres têm um metabolismo mais baixo do que os homens (queimam menos 10% de calorias por dia).
  • Estatura – por norma, as pessoas mais altas e com mais massa muscular têm um sistema metabólico mais rápido.
  • Idade – à medida que envelhecemos, o ritmo do nosso metabolismo torna-se mais lento.
  • Saúde – as situações de stress ou as alterações hormonais podem contribuir para um metabolismo mais lento, assim como alguns medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos, alguns antibióticos, anti-inflamatórios e diuréticos).
  • Fatores hereditários – se tem tendência para engordar, tem de vigiar bem a quantidade de calorias que consome diariamente, ou seja, a quantidade de calorias ingeridas deve ser inferior à quantidade de calorias gastas.
  • Dietas drásticas – as dietas muito rígidas, ou seja, aquelas que implicam um consumo calórico muito baixo, também vão reduzir o ritmo metabólico porque ao sentir-se privado de alimentos/calorias, o corpo começa a fazer reservas energéticas e é por isso que terminado este tipo de dietas, normalmente volta-se a ganhar o peso entretanto perdido.

O que acelera o metabolismo

  • Praticar exercício físico – para além de ajudar a absorver menos calorias, a prática regular de exercício físico aumenta o metabolismo em cerca de 25% e mantém-se num ritmo rápido ate 15 horas depois da sessão de ginástica.
  • Fazer várias refeições por dia – ingerir menos alimentos às três refeições principais e distribui-lhos ao longo de várias pequenas refeições (5 ou 6) por dia, é uma excelente forma de não passar fome e de manter o metabolismo ativo.
  • Preferir o consumo de alimentos energéticos – couve-de-bruxelas, espargos, espinafres, brócolos, lentilhas, alface romana, feijão, nozes, amendoins, cajus, amêndoas, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, maçãs, frutos cítricos, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto.

Plano alimentar

Pensada para ser seguida durante 15 dias, este é o plano alimentar básico da Dieta Metabólica:

Pequeno-almoço

1 tosta OU ½ pão de mistura

1 ovo cozido

1 caneca de leite magro OU 1 caneca de café com leite magro OU 1 caneca de chá com leite magro

Lanche a meio da manhã

1 peça de fruta (exceto bananas e uvas)

2 bolachas sem açúcar/sem sal

Almoço

250 gramas de legumes (salteados, cozidos ao vapor ou em salada)

250 gramas de carne de frango, peru ou vitela (grelhada ou assada)

1 colher de sopa de arroz branco

1 infusão de chá verde

Lanche a meio da tarde

½ pão de mistura com queijo fresco magro

1 iogurte magro OU 1 infusão de chá verde

Jantar

250 gramas de legumes (sopa ou salada)

200 gramas de peixe branco (bacalhau, pescada, linguado…) ou peixe azul (atum, salmão, sardinhas, cavala…) grelhado ou assado

½ batata cozida

1 infusão de chá vermelho

Ceia

1 caneca de leite magro

2 bolachas sem açúcar/sem sal

Classifique o artigo

Average: 4.1 (59 votos)
Comentários(1)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana Figueira

olá,trabalho à noite numa pastelaria,entro à 1h da manhã,tenho conseguido há uma semana,levar para o trabalho: pêras e pão integral,isto para evitar comer bolos,e bolos que comia a noite inteira.Estou farta de andar nas nutricionistas,e de beber produtos para emagrecer,agora quero emagrecer sem tomar nada.agora pergunto como emagrecer com este horário de trabalho,numa pastelaria.
Peço ajuda,pois estou com excesso de peso,e sinto bastantes dificuldades a nível de saúde.como posso fazer a dieta metabólica com os meus horários?