Dieta anti-envelhecimento

Dieta anti-envelhecimento

O medo da velhice começa a ser ou é uma de suas preocupações? Procura tratamentos de estética ou fazer cirurgias plásticas para evitar o envelhecimento? Descubra algumas dicas de como evitar o envelhecimento sem recorrer à “faca”, bastando apenas adquirir hábitos mais saudáveis.

 O envelhecimento saudável é uma das preocupações constantes para muitas mulheres e homens nos dias de hoje. Procurando manterem-se jovens, recorrem a vários tipos de tratamento estético para atrasar o envelhecimento. Em busca da juventude eterna, temo-nos submetido tanto a tratamentos menos invasivos, uma esfoliação corporal por exemplo, como a procedimentos mais invasivos, as cirurgias plásticas.

 Mas, devemos ter em mente, que de nada adiantam esses tratamentos estéticos sem a adoção de um estilo de vida saudável e para isso é importante fazer exercício físico e ter uma alimentação balanceada. Outros aspetos também são importantes, como o caso de ter uma vida social saudável, onde os relacionamentos trazem prazer e gratificação.

Uma boa dica para conseguirmos uma alimentação que contribua para a nossa beleza e saúde é a dieta Anti-envelhecimento. Através do consumo de determinados alimentos e a diminuição das calorias ingeridas diariamente, podemos conseguir retardar o envelhecimento e evitar o surgimento de doenças, como por exemplo a perda de memória, problemas no coração, câncer, osteoporose, entre outras. A dieta tem como proporcionar-nos uma vida longa e saudável.

História da dieta Anti-envelhecimento

 A dieta Anti-envelhecimento começou a ser pesquisada nos anos 30, e desde então é defendida por vários especialistas, os quais afirmam que através da restrição de calorias é possível melhorar a qualidade de vida, ou seja, eles defendem a diminuição do consumo de calorias em 30-50%. Primeiramente testada em ratos, comprovou que mesmo com a restrição das calorias, uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas, consegue aumentar o tempo e a qualidade de vida deles.

Estudos feitos na Universidade da Califórnia conseguiram levar a dieta para uma fase decisiva de utilização pelas pessoas. O patologista Roy Walford, que estudou a dieta, publicou em 1986, “The 120-Year Diet” e em 2000, “Beyond the 120-Year Diet”, onde ele defendia que a dieta pode aumentar a longevidade das pessoas. Mesmo assim, ao contrário das experiências feitas com animais, aquelas feitas em humanos é mais difícil de testar, pois nosso tempo de vida é maior (110 anos) e precisaria de algumas gerações de cientistas envolvidas. Apesar disso, a dieta é defendida por vários estudiosos.

Alimentos indicados para a dieta Anti-envelhecimento

Peixe: Rico em ómega-3 é aconselhável o consumo pelo menos duas vezes por semana. É uma poderosa comida anti-inflamatória, que tem muitos benefícios para a saúde.

Frutas e verduras: Poderosos antioxidantes, devem sempre fazer parte da nossa dieta e é indicado o consumo de pelo menos cinco porções por dia.

Cereais integrais: Ricos em fibras, ajudam a diminuir o colesterol. Devemos comer 3 porções ao dia.

Legumes: São parecidos com as frutas e verduras, têm muito poucas calorias e devem ser consumidos 3 ou 4 vezes por semana.

Iogurte:  Ajudam a criar bactérias saudáveis para o intestino. Tem todos os benefícios dos alimentos lácteos e é recomendado comer um iogurte por dia.

Nozes: Ricas em vitamina B, fazem bem ao coração e ao cérebro, além de serem ótimas para a nossa pele, ajudando a mantê-la resistente. Por terem muitas calorias, é melhor consumir pequenas porções.

Água: Importante para a pele, circulação, músculos, entre outros. Devemos consumir pelo menos 4 copos de água por dia, além de outros líquidos.

Alguns riscos estão associados com esta dieta. Entre eles podemos falar em:

  •  Fome e obsessão por comida
  • Perda de força, resistência e massa muscular, o que pode atrapalhar na prática do exercício físico
  • Diminuição da testosterona
  • Perda rápida de peso, o que pode afetar a saúde
  • Dores de cabeça

Esses são alguns dos sintomas que podem ocorrer, caso queiram seguir esta dieta. Para além disso, se tiverem menos de 21 anos, ela não é aconselhável pois pode interferir no crescimento físico.

Benefícios da dieta Anti-envelhecimento

Além do prolongamento do tempo de vida, a dieta Anti-envelhecimento promove uma melhoria na saúde e ajuda a prevenir doenças como câncer, osteoporose, problemas cardíacos, diabetes, Alzheimer e Parkinson.

Classifique o artigo

Average: 3.9 (9 votos)
Comentários(2)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Carlla

Li um artigo internacional que no Japão a ultima novidade para Dieta e Beleza e a Pueraria Mirifica . Dizem ser a fonte da juventude e saúde ! Será que chegara logo ao Brasil ou teremos que importar ?
Achei mais matérias sobre os benificios da Pueraria Mirifica para dieta, saúde e beleza.
http://puerariamirifica-jp.blogspot.com/

anabela

queria que me ajuda.se a emagrecer sera possivel??