Como ter um corpo perfeito para o verão

Como ter um corpo perfeito para o verão
Mulher a fazer exercício no ginásio

A proximidade dos dias bonitos e das roupas mais leves desperta a preocupação com a forma física. Os longos dias de inverno nos quais as roupas largas ocultaram gordura e flacidez estão prestes a terminar e há que agir sem demora para que o corpo esteja em grande forma no próximo verão. A seguir vamos ficar a conhecer os aspetos que devem ser trabalhados a fim de ter um corpo perfeito para os dias bonitos que se avizinham.

Definir objetivos

Antes de iniciar uma dieta ou atividade física há que definir objetivos concretos. Para isso é necessário que se faça uma análise cuidada sobre aquilo que se pretende realmente conseguir. A meta é perder peso, combater a flacidez, atingir uma maior tonificação muscular ou pelo contrário adquirir alguns quilos extra por se estar abaixo do peso ideal? Dependendo dos objetivos que se pretendem atingir assim se deve orientar o trabalho a desenvolver, de forma a alcançar o tão sonhado corpo perfeito.

A importância de se conhecer o peso ideal

Muito importante é saber qual o peso ideal para cada pessoa, baseado na sua estatura, idade, género e estado de saúde geral. Também é bastante positivo conhecer o IMC (índice de massa corporal) para se ter a noção do peso ideal. Depois basta comparar o resultado obtido com os registados em qualquer tabela de IMC, sendo de realçar que o índice considerado normal ronda os 18,5 e os 25 kg/m². Algumas balanças dispõem já de informação detalhada sobre o peso ideal para cada pessoa, e é possível utilizá-las de forma gratuita em muitos lugares públicos.

O valor de IMC pode ser calculado através da seguinte fórmula:
IMC = peso (quilos) + altura² (metros).

Mudar os hábitos alimentares

Adotar uma dieta rica nos nutrientes necessários ao funcionamento saudável do organismo é uma técnica incontornável para perder peso. Evitar a junção de alimentos calóricos, beber bastantes líquidos e fazer várias refeições leves durante o dia são alguns dos procedimentos que se devem colocar em prática para emagrecer.

Uma regra de ouro para alcançar um corpo perfeito é nunca passar fome e nunca saltar refeições. Atenção que um corpo perfeito para o verão não é um corpo esquelético ou enfraquecido. Um corpo perfeito tem de ser forte e saudável, agradável à vista, sem gorduras nem celulite mas com massa muscular e com o peso adequado a cada um.
Outro fator que se deve ter em mente é que dietas milagrosas não existem. É impossível emagrecer drasticamente em pouco tempo e continuar saudável. É preferível perder apenas alguns quilos inicialmente, mas manter a saúde do corpo e do espírito e alcançar gradualmente o peso pretendido.

Iniciar a prática de atividades físicas

Fazer apenas dieta não é suficiente para se alcançar um corpo ideal. O corpo perfeito não é apenas magro, é também tonificado e com os músculos bem delineados. Praticar exercício físico é o segredo para completar o trabalho começado pela dieta.

Em grande parte dos casos a receita certa para atingir o corpo perfeito passa pela tonificação dos músculos e pela consequente eliminação de tecidos flácidos. Para isso não é necessário passar grande parte do dia no ginásio, contratar um personal trainer ou despender quantias astronómicas em treinos orientados. Por norma, dedicar pelo menos duas horas semanais à prática de exercícios físicos já surte efeitos benéficos na saúde do corpo e da mente.

Na verdade, as atividades físicas que surtem melhor efeito são a corrida, a caminhada, o ciclismo, a dança e a ginástica, e para qualquer uma delas basta ter um pequeno espaço disponível em casa, ou até recorrer à prática ao ar livre. 

Escolher o que mais se gosta de fazer

Alcançar o corpo perfeito para o verão não tem de ser uma tortura. É fundamental para o êxito de uma dieta ou de uma ginástica que se sinta prazer naquilo que se faz. O bom senso tem de ser posto em prática quando se tenta melhorar o nosso corpo. Adotar posturas rígidas e intransigentes apenas nos desmotivará e nos levará a eventualmente desistir dos nossos objetivos. Há que abordar o assunto com leveza e flexibilidade. É importante que o nosso corpo perfeito contenha dentro um espírito feliz.

Integrar hábitos saudáveis nas rotinas

O bom aspeto do nosso corpo depende também da vitalidade da nossa pele, do brilho do olhar, do bom estado dos dentes, até do toque sedoso dos cabelos. Integrar hábitos de vida saudáveis nas nossas rotinas vai ajudar em muito a que tenhamos um corpo perfeito por dentro e por fora. Não fumar, não beber bebidas alcoólicas em excesso, não perder noites, não tomar medicamentos sem receita médica, fugir aos exageros seja de que espécie eles forem, ter cuidado com a qualidade dos ambientes aonde respiramos e nos quais vivemos são alguns dos muitos hábitos salutares que devemos adotar para as nossas vidas de forma sistemática e permanente. Certamente que o verão nos virá encontrar em muito melhor forma se estivermos bem repousados, bem alimentados e livres de vícios ou de costumes nocivos para a saúde.

Não ser escravo de modas

Para quem ainda nunca tenha reparado a beleza do corpo também está sujeita a modas passageiras. Se há dois Verões atrás era moda ter uma cintura de vespa, o ano passado era obrigatório ter antes ancas estreitas e este verão possivelmente o bonito poderá ser ter peito pequeno, ou grande, ou empinado ou nem por isso…

Não se deve ficar escravo de modas no que diz respeito ao nosso corpo. Só temos um corpo, é nele que temos de viver e é bom que sejamos nós a decidir qual o aspeto que queremos que ele tenha. Importante mesmo é estarmos contentes com o nosso corpo, sentirmo-nos confortáveis com o nosso aspeto e estarmos de bem com a vida e com as pessoas da vida. Quer se acredite ou não, a forma como nos sentimos interiormente reflete-se no nosso aspeto exterior, e um corpo de sonho pode muito bem passar também por uma mente de sonho.

Muitos outros aspetos importantes poderiam ser citados para perder peso e ganhar músculo para o verão, e não existem seguramente receitas infalíveis que se apliquem de igual forma a todas as pessoas. Cada um de nós é um caso e um corpo diferente, e os metabolismos que reagem excelentemente a umas técnicas podem reagir mal a outras igualmente válidas. Pedir ajuda, acompanhamento e aconselhamento a um dietista, ou outro profissional na área da saúde ou da ginástica é uma hipótese a considerar. Perseverança e força de vontade são ingredientes que não podem faltar, e a vitória será certa. Quando o verão chegar encontrará corpos lindos, perfeitos e pessoas felizes à sua espera.

Classifique o artigo

Sem votos
Comentários(1)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Marcosvinicius Andradelacerda

Descubra Um Novo Método Simplificado, Passo-A-Passo, Cientificamente Comprovado,
Que Pessoas Comuns Estão Usando Para Definir O Abdômen, Queimar Gorduras Localizadas
E Emagrecer No Mínimo 7kg Em Apenas 47 Dias!

VOCÊ QUER TÉCNICAS ESPECIAIS PARA QUEIMAR GORDURAS RAPIDAMENTE?
Faça O Download Deste E-Book Grátis E Aprenda O Passo-A-Passo!

clique no link abaixo e receba em seu melhor e-mail agora!

http://comoemagrecerrapido2017.co.nf/como-emagrecer-de-vez/

qualquer duvida mande-me um e-mail :

[email protected]com