Como potenciar uma sessão de cardio no ginásio

Como potenciar uma sessão de cardio no ginásio

Melhorar o ritmo cardiovascular é um dos objetivos frequentes de quem se inscreve num ginásio. A seguir vamos ficar a saber como potenciar uma sessão de cardio no ginásio para que o seu coração continue a bater da melhor forma possível.

Fazer um treino intervalado de alta intensidade

Esta forma de treino, também conhecida como HIIT, é posta em prática em muitos ginásios e destina-se a melhorar o funcionamento cardiovascular, entre outras benesses. O HIIT consiste em dosear um período de treino intensivo, tão intenso quanto se possa aguentar, com um período de igual duração mas de grande tranquilidade e relaxe. Imagine-se que se corre velozmente durante 20 minutos Após esses 20 minutos faz-se um descanso de 20 minutos aonde se recuperam energias. Os adeptos do HIIT defendem que desta forma o organismo fica muito mais recetivo a todos os exercícios físicos desenvolvidos no ginásio, e que dessa forma os resultados da ginástica intensiva são mais evidentes.

Dedicar-se à esteira

A esteira é de entre os diferentes exercícios dos ginásios, aquele que provavelmente melhor faz ao ritmo cardiovascular. O exercício proporcionado pelas pernas e pés serve de ótimo ajudante para que o coração se exercite e adquira um ritmo considerado ideal para a saúde humana. É um dos exercícios mais eficazes para quem quer ter um corpo perfeito para o verão, por exemplo.

Não esquecer a musculação

Trabalhar os músculos e a forma como correspondem ao que lhes pedimos é também muito útil para regular o funcionamento cardiovascular. Investir tempo e esforço numa série de exercícios de musculação pode vir a revelar-se muito salutar para o coração.

Dar um pezinho de dança

A dança também funciona como coadjuvante do sistema cardiovascular. Praticar dança no ginásio é uma forma de assegurar a saúde do coração e do espírito. Qualquer dança é boa, mas recomendam-se as mais ritmadas, com passos animados e com muito ritmo. Puxar um bocadinho pelo físico estimula a forma como o coração bate e se comporta

Pedalar na bicicleta

Pedalar, ainda que sem sair do mesmo lugar é outro dos exercícios de ginásio altamente recomendado a quem pretende acertar o ritmo cardiovascular. É sabido que pedalar é uma das mais eficientes maneiras de treinar várias partes do nosso corpo simultaneamente (pernas, pés, cintura, quadris, glúteos, postura, etc.)

Praticar caminhadas nas máquinas

Algumas máquinas de ginásio simulam caminhadas e podem-se programar para corridas e inclinações de piso. O ritmo cardiovascular pode beneficiar muito com toda a série de máquinas diversas que existem nos ginásios e que não são muito diferentes das máquinas para fazer ginástica, espalhadas um pouco por todos os jardins.

Simular o ato de remar

Simular o ato de remar numa das máquinas disponibilizadas pelos ginásios é muito vantajoso para a saúde cardiovascular. Remar como se de um barco verdadeiro se tratasse exercita e tonifica os músculos e facilita a maior entrada de oxigénio. Ao despender esforços para utilizar devidamente a máquina de remos, está-se ao mesmo tempo a proteger a saúde do coração.

Praticar natação

Praticar natação também é uma excelente solução para reduzir os problemas cardiovasculares. A natação é um desporto muito completo e alguns ginásios disponibilizam essa modalidade entre as suas ofertas. A natação tonifica e desenvolve os músculos das costas, peito, braços e pernas e é uma preciosa ajuda para repor a boa qualidade do trabalho do coração.

Fazer exercícios aeróbicos

Todos os exercícios aeróbicos que forem oferecidos pelos ginásios são, em princípio, indicados para melhorar o ritmo cardiovascular. Exercícios aeróbicos são todos aqueles que usam oxigénio no processo de formação de energia ao nível dos músculos, sendo os mais vulgares a corrida, a natação, a esteira e a caminhada. Este género de exercícios é de menor intensidade, mas de grande duração.

Dedicar-se aos exercícios anaeróbicos

De menor duração, mas de grande intensidade, os exercícios anaeróbicos trabalham um determinado número de músculos de forma cadenciada. O oxigénio é distribuído com maior tranquilidade pelo organismo e o desempenho de todos os órgãos respeitantes à respiração, ao funcionamento do coração e pulmões recebe um acréscimo de qualidade.

Há que ter atenção que nem todos os exercícios dos ginásios são indicados para todas as pessoas de igual forma. É muito importante que se consulte um profissional na área, como um personal trainer, antes de se adotarem exercícios destinados a otimizar o ritmo cardiovascular. De igual forma é necessário ter calma na forma e na quantidade de exercícios de ginásio a efetuar. Problemas mais sérios requerem uma prática moderada e sensata, nada de exageros pois o coração poderá não reagir bem.

Classifique o artigo

Average: 3 (2 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários