Como potenciar as caminhadas para perder peso

Como potenciar as caminhadas para perder peso
Mulheres a caminhar

Para além de passar, obviamente, por uma alimentação mais saudável e pouco calórica, um plano de emagrecimento torna-se mais bem-sucedido se for aliado a algum tipo de actividade física. No entanto, é aqui que as coisas se complicam porque nem todos temos tempo ou dinheiro para frequentar um ginásio luxuoso, mas a verdade é que não é necessário algo tão grandioso para queimar calorias. Uma coisa tão simples como caminhar, também é exercício e existem 5 formas simples de potenciar as suas caminhadas para começar a ver os quilos a desaparecer.

  1. Faça uma caminhada antes do pequeno-almoço. Caminhar é considerada uma actividade de baixa intensidade, ou seja, embora seja o suficiente para acelerar o ritmo cardíaco, não é o suficiente para acelerar o metabolismo de tal forma que esse continue a queimar calorias para além da caminhada efectuada. No entanto, se caminhar antes do pequeno-almoço, mal coma alguma coisa, o organismo irá utilizar esses alimentos como fonte de energia, não lhes dando tempo de se transformar em gorduras indesejadas.
  2. Deve caminhar durante pelo menos 45 minutos. Estudos científicos já comprovaram que as caminhadas apenas começam a surtir efeito e a queimar gordura localizada após os primeiros 30 minutos – até aí, limita-se a eliminar calorias. É lógico que durante este processo alguma gordura é, de facto, queimada, mas não o suficiente para começar a adelgaçar a silhueta. Faça um esforço e caminhe durante pelo menos 45 minutos para começar a combater a gordura acumulada nas nádegas, coxas, pernas e abdominais.
  3. Caminhe rapidamente. Se quer utilizar as caminhadas como parte integrante de um plano de emagrecimento, é necessário caminhar rápida e energicamente. Esqueça o “modo passeio”, acelere o passo, mexa os braços, sincronize o corpo, intensifique o batimento cardíaco, encontre o seu ritmo e queime caloria atrás de caloria, gordura atrás de gordura.
  4. As caminhadas têm de evoluir. Ao contrário do que possa pensar, se durante um ano caminhar todos os dias durante o mesmo tempo, a mesma distância, ao mesmo ritmo, chegará a um ponto em que deixará de ver resultados. Devido ao facto de esta actividade ser de baixa intensidade, para manter o progresso, ou seja, a perda de quilos, terá de tornar as caminhadas mais difíceis: aumentar o número de quilómetros percorridos, escolher um percurso mais íngreme ou com obstáculos. Há que se colocar constantemente à prova se quer continuar a ver bons resultados.
  5. Faça uma caminhada depois do jantar. Um dos melhores momentos do dia para fazer uma caminhada é depois do jantar, simplesmente porque irá queimar, de imediato, algumas das calorias que acabou de ingerir e que, caso ficasse sentado no sofá ou fosse para a cama, rapidamente se transformariam em gordura.

Classifique o artigo

Average: 4.4 (158 votos)