Como perder peso de forma gradual e sustentada

Como perder peso de forma gradual e sustentada

Perder peso pode não ser muito difícil. Mais complicado é fazê-lo de forma saudável e de maneira a que os resultados sejam duradouros. Saiba como perder peso de forma gradual e sustentada e viva de uma forma mais alegre e descomplexada.

Não passar fome

Pode parecer irónico mas na verdade não passar fome é uma das melhores técnicas para perder peso. E porquê? Porque quando estamos com fome comemos toda e qualquer coisa que nos apareça à frente, no intuito de aplacar a vontade de comer. Chocolates, bolos, cremes, fritos, gorduras, enfim… acabamos por arruinar os resultados obtidos através de muitos sacrifícios e contenções. O ideal é nunca chegarmos ao estado de sentir fome, mas evitando contudo encher o estômago em demasia. O ponto de equilíbrio é fundamental.

Optar por várias pequenas refeições

Em vez de fazermos apenas duas grandes refeições diárias, há que adotar o sistema de intercalar diversos pequenos lanches nutritivos de forma regularmente espaçada ao longo do dia. Agindo assim estaremos sempre bem alimentados e sem vontade extraordinária de comer, e proporcionaremos ao corpo os elementos de que necessita para se manter ativo, e ao cérebro os componentes que o deixam alerta.

Não se privar de nada

Desde que consumidos nas quantidades ideais não existem alimentos proibidos. Claro que se tivermos uma doença especifica, ou uma qualquer espécie de alergia ou intolerância alimentar devemos evitar os alimentos que nos são prejudiciais. Mas em caso contrário todos os nutrientes fazem falta ao organismo, desde que consumidos com conta, peso e medida e confecionados de forma higiénica e saudável.

Perder peso não é obra para um só dia

Ninguém perde grandes quantidades de peso de um dia para o outro e permanece assim durante muito tempo. O peso que se perde de forma drástica e muito rapidamente acaba quase sempre por voltar.
As dietas milagrosas são de facto eficazes a curto prazo, a verdade mas podem ser muito prejudiciais à saúde a médio e longo prazo, para além de serem quase sempre inúteis
O ideal é perder peso de forma gradual, para que o corpo e o organismo se adaptem ao novo regime alimentar, e às novas formas de gerir as calorias.

Medidas complementares à dieta alimentar

Muitas pessoas estão convencidas de que ao comerem menos terão obrigatoriamente de emagrecer, e de facto assim acontece na grande maioria das vezes. Contudo não se pode emagrecer de forma sustentada fazendo apenas dieta alimentar. É necessário que a par de um bom regime alimentar sejam implantadas regras de bem viver tais como a prática regular de exercícios físicos, o combate ao sedentarismo, a adoção de um sono reparador e suficiente, a fuga ao stress e ao nervosismo, etc.
Comer bem é fundamental, mas se for aplicada como uma medida isolada não é suficiente para se conseguir atingir o peso ideal de forma saudável e duradoura.

Consultar um especialista na área

Quando os nossos esforços para perder peso parecem não surtir algum efeito, ou pelo menos não o esperado, podemos sempre consultar um especialista na área alimentar - um nutricionista ou dietista.
Muito útil poderá ser também auscultar a opinião de um personal trainer que nos possa orientar da forma mais correta na nossa luta para sermos mais magros e saudáveis. Saber pedir ajuda quando ela é necessária é uma demonstração de inteligência, e é muitas vezes a forma mais rápida e segura de atingirmos os nossos objetivos.

Resistir às tentações

Perder peso implica ser capaz de fechar a boca a muitas das iguarias da nossa preferência, ou a pelo menos ingeri-las em quantidade muito inferior do que aquela que nos apeteceria.
É preciso usar muita força de vontade para resistir às tentações da gula, ou do apetite acostumado a exageros. Mas se quisermos de facto perder peso de forma sustentada não podemos transigir com pequenos delitos alimentares, que embora satisfaçam momentaneamente podem acabar por nos arruinar a dieta.

Não existe propriamente uma receita milagrosa, ou uma técnica infalível que garanta o emagrecimento rápido, duradouro e saudável. É preciso que cada um de nós vá testando as estratégias que melhor se adaptam ao seu caso em concreto, e qual a forma que melhor resulta consigo. Há que não esmorecer e não ir com muita sede ao pote, o que quer dizer que com calma tudo se consegue, e com empenho tudo é possível.

Classifique o artigo

Average: 3.6 (5 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários