Como perder peso com a dieta líquida

Como perder peso com a dieta líquida
Água gasificada com limão

Existem milhares de dietas que, recorrendo a um método ou alimento específico, contribuem para a tão desejada perda de peso. Porém, também existe um regime que, limitando-se exclusivamente ao consumo de líquidos, promete igualmente ajuda na hora de emagrecer – conheça a dieta líquida.

O que é a dieta líquida?

60% do nosso corpo é composto por água, por isso, não é de estranhar que o ser humano é capaz de subsistir melhor e durante mais tempo com recurso a líquidos do que com alimentos sólidos. Daí a existência da dieta líquida. Tal como o seu próprio nome indica, são consumidos exclusivamente líquidos, com o intuito de eliminar alguns quilos indesejados, uma vez que, por norma, bebemos menos calorias do que comemos. Porém, e porque o organismo também não pode – e não deve – viver unicamente de líquidos durante longos períodos de tempo, aconselha-se que a dieta líquida seja seguida durante apenas alguns dias de cada vez, nunca ultrapassando uma semana. Aquilo que bebemos também contribui para a contagem calórica no fim do dia, por isso mesmo, é necessário saber o que se deve beber e o que não se deve beber se o objetivo final é perder peso. E é por isso mesmo que também existe uma lista de líquidos adequados a esta dieta, existindo dois formatos de dieta líquida por onde escolher.

Que tipos de dieta líquida existem?

Existem essencialmente dois tipos de dieta líquida: a dieta líquida transparente e a dieta líquida consistente. Enquanto a primeira versão da dieta líquida permite apenas o consumo de líquidos que sejam, de facto, transparentes; a segunda versão da dieta líquida é mais completa, visando a ingestão de líquidos mais consistentes. Para além disso, há quem opte por seguir uma dieta líquida moderada, ou seja, pelo menos uma das refeições diárias é composta por alimentos sólidos, de preferência aqueles que possam fornecer os nutrientes que os líquidos não são capazes de fornecer por inteiro.

Dieta líquida transparente

Regra geral, a dieta líquida transparente é, tal como o seu nome indica, exclusivamente composta por líquidos transparentes, nomeadamente: água, chá, café, gelados de gelo, sumo de fruta transparente, bebidas gaseificadas transparentes, sopas/caldos transparentes, gelatina…

Dieta líquida consistente

No que toca à dieta líquida consistente são permitidos, para além dos líquidos previstos na dieta líquida transparente, líquidos mais consistentes e com maior substância, como os seguintes: sopas passadas (tipo creme), puré de legumes, aveia, creme de gérmen de trigo, leite, gelado, pudins, mel…

Vantagens e desvantagens da dieta líquida

Como qualquer dieta, também a dieta líquida tem as suas vantagens e desvantagens. Em termos positivos, esta é uma dieta de fácil preparação e execução, podendo ainda ser facilmente transportada para fora de casa (levar para o trabalho, por exemplo); para além disso, proporciona resultados rápidos e visíveis no que toca a perder peso. Tendo em conta os aspetos negativos, a dieta liquida requer muita força de vontade, pois, implica vários dias sem a ingestão de alimentos sólidos, o que pode, consequentemente, privar quem a segue de nutrientes e calorias fundamentais para o funcionamento diário, levando, por exemplo, as estados de fadiga, fraqueza e/ou ansiedade.

Classifique o artigo

Average: 4.3 (12 votos)
Comentários(2)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
hfogli

Meu nome é Henrique Fogli e estou entrando em contato com vocês pois desejo comprar espaço para anunciar no site de vocês. Meu cliente é a empresa canadense Devious Media Inc. Atua no segmento de suplementos alimentares e remédios para emagrecer. O público do seu blog parece ser bastante pertinente para a nossa estratégia de marketing.

Vocês possuem espaço para banners animados disponível? Estamos dispostos a pagar por visualizações e não por cliques, ou seja, o volume de visitas do seu blog é que determina o valor a receber, independentemente do seu visitante clicar no anúncio. Por acaso a oportunidade interessa?

Obrigado pela atenção. Fico no aguardo de um contato de vocês. Espero que possamos fechar negócio! Não encontrei nenhum e-mail de contato de vocês, por isso envio esse comentário sobre esse assunto!

Abraço.