Como controlar o desejo de devorar todos os chocolates da Páscoa

Como controlar o desejo de devorar todos os chocolates da Páscoa
Coelho de chocolates da Páscoa

Um chocolate por dia não vai destruir o plano de manter a dieta em ordem durante a Páscoa, afinal, comer uma porção diária de algo doce evita aquela vontade incontrolável de devorar todos os chocolates da Páscoa de uma só vez. Apesar disso, resistir ao desejo de comer esses doces tão cheios de calorias não é tarefa fácil – ainda mais quando estamos rodeados de chocolates diferentes e saborosos. Com o objetivo de ajudar nesta missão quase impossível de controlar o desejo compulsivo por chocolates da Páscoa, apresentamos 10 estratégias interessantes para ajudar a manter os desejos sob controle e a balança equilibrada.

1. Programe o despertador para a hora certa

As fibras presentes na refeição do almoço reduzem a absorção do açúcar, por isso, saboreie um chocolate como sobremesa depois do almoço – como já vai ter a fome saciada, não comerá mais doces do que deveria, evitando, dessa forma, ultrapassar o limite de calorias. Outra altura adequada para saborear um chocolate da Páscoa é uma hora antes de praticar exercício, já que as calorias serão eliminadas durante a atividade física.

2. Escovar os dentes

Está cheio de vontade de comer um chocolate? Vá escovar os dentes! O sabor de hortelã e menta estimula a serotonina, reduzindo a fome e os níveis de ansiedade. O mesmo vale após as refeições, assim evita por um tempo o desejo de comer compulsivamente todos os chocolates da Páscoa que aparecerem pela frente.

3. Substituir o chocolate por pastilha elástica

Com vontade de devorar um chocolate? Em vez de começar já a desembrulhar um coelho ou ovo da Páscoa, opte por uma pastilha elástica sem açúcar. O seu sabor refrescante e o próprio ato de mastigar reduzem a fome e o desejo por açúcar.

4. Dividir

Divida os seus chocolates com os amigos! Assim irá aliviar o desejo de devorar sozinho grandes quantidades de chocolates da Páscoa. Leve para o jantar de amigos, para o almoço de família ou para o escritório: para além de dividir a alegria de comer chocolate, também estará a dividir calorias!

5. Cancele o jejum

Passar mais de 3 horas sem comer ou saltar uma refeição não só vai deixá-lo com fome, como também o vai deixar com desejos desesperados por um chocolate da Páscoa. Lembre-se que ficar sem comer não emagrece, e é um péssimo hábito alimentar.

6. Comer limão

Quando o desejo de comer um, dois ou vários chocolates surgir, chupe um limão! Alimentos com sabor mais azedo ajudam a eliminar o desejo de comer chocolate compulsivamente e pode ser uma excelente estratégia para evitar devorar todas as guloseimas da Páscoa.

7. Enganar o cérebro

O olfato ativa as ligações do cérebro que respondem pelas emoções, aliviando assim o desejo compulsivo de comer chocolates. Mas atenção! Antes de definir esta estratégia como a sua preferida para enganar o cérebro, certifique-se que cheirar o chocolate não lhe provoque o efeito contrário, sendo irresistível ignorar o cheiro do cacau e acaba por devorar tudo!

8. Beber água ou chá

Beber bastante água ajuda a diminuir a ansiedade, mantendo equilibrado o desejo de comer chocolates. Pode substituir a água por chá de camomila ou por chás desintoxicantes como o chá verde ou branco.

9. Faça as contas

Sempre que comer um chocolate, veja quantas calorias tem e calcule o tempo necessário de atividade física para compensá-lo. Se precisar de ajuda, faça o download de uma app que faça a medição das calorias diárias – além de ajudar com o controle do desejo por doces, ajudará também a cumprir a meta em termos de emagrecimento.

10. Um pedaço de cada vez

Para seguir firme e forte na dieta, evite consumir mais do que 30 gramas de chocolate por dia. Divida as quantidades para poder saborear com prazer esses irresistíveis chocolates da Páscoa ao longo do dia, sem medo da balança. Prefira os chocolates amargos, com mais de 50% de cacau, pois são ótimos para manter a saciedade. E mantenha a calma, afinal de contas, estar de dieta não significa que não pode comer chocolates da Páscoa – pode, mas só um pedacinho de cada vez, combinado?

Classifique o artigo

Average: 4.3 (3 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários