Benefícios de um lanche noturno

Benefícios de um lanche noturno

Certamente que já ouviu muita gente a dizer que a melhor coisa que existe para perder peso, é não comer nada antes de ir para a cama. Dizem elas que se o fizer, não só irá engordar como terá uma má noite de sono. Só temos uma coisa a dizer, não acredite nelas!

Primeiro, só se ganha peso quando se come mais do que se precisa, por isso, se calcular o número de calorias que deve consumir por dia e depois reservar uma pequena percentagem dessas calorias para um lanche noturno, não terá qualquer problema. Segundo, só irá dormir mal se comer comidas picantes ou se for para a cama com o estômago demasiado cheio.

Para além disso quando temos fome, temos tendência a ficar mal-humorados, dormir mal e a acordar com fome e falta de energia. Não esquecendo que quando ficamos muito tempo sem comer, o nosso metabolismo abranda e entra em modo de poupança e acumulação de reservas (gordura).
O seu lanchinho noturno deverá ser à base de alimentos ricos em proteína, fibra e hidratos de carbono complexos.

Planeie com antecedência

Planear antecipadamente o que se vai comer e a que horas se vai comer, é a melhor forma de seguir uma dieta equilibrada. Desta forma, conseguirá fugir aos alimentos hipercalóricos, pois não chegará a ter aquela sensação de fome. Para além disso, caso esteja a tentar perder peso, não só evitará um alimento rico em calorias, como também evitará aquela sensação de culpa por ter falhado a dieta.

  1. Comece por estipular quantas calorias deve conter o seu lanche noturno, sendo que deverá ser sempre uma refeição ligeira;
  2. Recorra a alimentos ricos em proteína, fibra e hidratos de carbono complexos para atingir essas calorias;
  3. Ingira o lanche 30 min antes de se deitar.

No entanto, se ficou mais do que satisfeito(a) com o seu jantar ou se vai para a cama cedo, então o melhor será não abusar do lanche noturno. Nestes casos, para não prejudicar o sono, é melhor beber apenas um copo de leite, chá ou simplesmente um copo de água.

Perder peso

As pessoas que estão a tentar perder peso, são as que mais evitam um lanche noturno, porque pensam que irão engordar. Para além disso, existe ainda a velha teoria de que é preciso passar fome para emagrecer.

Esqueça essa teoria, porque passar fome é meio caminho andado para não atingir o seu objetivo. Apesar de a gordura ser a principal fonte de energia durante o sono, não significa que seja a única! Mesmo a dormir o nosso cérebro mantém-se ativo e como tal precisa de açúcar (glicose).

Para funcionar normalmente, o nosso corpo mantém sempre um determinado nível de açúcar no sangue, recorrendo para isso à comida ou às reservas de glicogénio que estão presentes no fígado. Porém, como quem está a tentar perder peso tende a cortar nos hidratos, significa que essas reservas irão estar muito baixas. Dessa forma se não comer nada, o corpo terá que recorrer à proteína (massa muscular) para compensar a falta de açúcar.

Por isso já sabe, se passar fome durante a noite a única coisa que vai perder é massa muscular. Para prevenir isso, deverá optar por lanches ricos em proteína e fibra e baixos em hidratos de carbono, especialmente os simples. Assim conseguirá olhar pela sua saúde e ao mesmo tempo sentir-se-á saciado(a).
Mas lembre-se, o truque é reduzir a quantidade dos hidratos carbono e não abdicar deles.

Classifique o artigo

Average: 4 (7 votos)
Comentários(2)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Érica Oliveira

Pode se comer couve cozida como lanche noturno?