8 estratégias para não deixar de praticar exercício físico

8 estratégias para não deixar de praticar exercício físico
Mulher praticar exercício físico

Elaborar um plano de fitness é relativamente fácil – o que é difícil é cumpri-lo regularmente. As desculpas para não fazer exercício físico são muitas: não tenho tempo, estou com muito trabalho, preciso de cuidar da minha família, estou cansado, a inscrição num ginásio é muito cara… e quando der por ela, o seu plano de fitness já deixou de existir. Mune-se destas estratégias e motive-se para nunca deixar de praticar exercício físico.

  1. Atividade adequada. Cerca de 50% das pessoas que iniciam um regime de exercício físico abandonam-no 6 meses depois. Porquê? Por muitos dos motivos acima mencionados, mas também porque provavelmente escolheram a atividade errada – se fizer algo que goste em detrimento de algo que acha que deve fazer, terá uma maior motivação para continuar a praticar essa atividade. No fundo, manter um plano de fitness passa por escolher uma modalidade que realmente adora praticar e não algo que ache que o vai ajudar a emagrecer, só para algumas semanas ou meses depois ser o motivo da sua desistência. Acima de tudo, pense no prazer e na diversão que pode advir do exercício físico.
  2. Horário certo. Para além da escolha acertada do tipo de desporto a praticar, também a escolha do horário em que irá praticá-lo é fundamental. Prefere levantar-se mais cedo e dar uma corrida antes do pequeno-almoço ou prefere jantar cedo e dar uma caminhada à noite? Gosta de ir do escritório diretamente para o ginásio no final do dia ou prefere ir à hora do almoço? Estude bem o horário em que se sente mais motivado para praticar exercício físico e, acima de tudo, aquele em que terá menos probabilidade de faltar ao seu compromisso.
  3. Objetivos precisos. Sabia que quem se inscreve num ginásio ou outra modalidade qualquer porque quer sentir-se melhor terá mais probabilidade de manter-se motivado e cumprir o seu plano de fitness do que quem se inscrever porque quer apenas melhorar o seu aspeto físico? Tenha objetivos claros sobre aquilo que quer atingir com o seu plano de fitness – não vá apenas porque os seus amigos vão ou porque a época balnear está ao virar da esquina. Pense nos seus objetivos a curto, médio e a longo prazo e abrace o seu regime de exercício físico como elemento crucial para um estilo de vida saudável.
  4. Vestuário cool. Por vezes, uma boa fonte de motivação para não falhar a aula de step ou de ioga é investir numas sapatilhas novas ou em vestuário desportivo novo – pode não parecer, mas existe uma diferença muito grande em ir correr com o fato de treino mais velho que tem e um equipamento moderno, que realça a sua silhueta cada vez mais em forma! Cuide da sua imagem sempre que sair para praticar exercício físico: sentir-se-á bem por dentro e por fora.
  5. Pausa necessária. Embora manter um plano de fitness regular e de sucesso passa por não falhar nenhuma sessão, todos sabemos que isso nem sempre é possível. A verdade é que existem motivos pessoais e profissionais que, por vezes, nos impedem de ir para a piscina ou para o campo de ténis e não há qualquer problema nisso. Por vezes necessitamos simplesmente de uma pausa – podemos ainda estar doridos da última sessão, por exemplo. O único alerta aqui é que não deve deixar que essa exceção se torne na regra: por vezes, as pessoas necessitam apenas de uma primeira desculpa para nunca mais porem os pés no ginásio. Esta semana não foi possível ir às habituais duas aulas de Pilates? Não há problema, para a semana lá estaremos…
  6. Amigo fitness. Por vezes, encontramos a motivação para continuarmos a praticar desporto noutra pessoa. Que assim seja! Convide um amigo ou familiar que tenha gostos e objetivos similares aos seus no que toca à prática de exercício físico e aproveitem para praticar ginástica juntos. Para além de poderem festejar em conjunto todas as vitórias e metas alcançadas, também podem apoiar-se mutuamente naqueles momentos com menos adrenalina e onde a última coisa que apetece fazer é calçar as sapatilhas.
  7. Plano variado. O tédio pode ser um grande desmotivador no que toca à prática de exercício físico, por isso, quando o seu plano já não lhe despertar o entusiasmo inicial, não há nada como variar um pouco a rotina, introduzindo novas modalidades, experimentando aulas diferentes ou trocando um desporto individual por um coletivo. Experimente e voltará a sentir aquela adrenalina contagiante!
  8. Dose de paciência. É óbvio que quaisquer que sejam os objetivos ou metas pessoais a atingir em termos de plano de fitness, essas alterações não acontecem de um dia para o outro. Muito pelo contrário, a persistência e a regularidade são os segredos desse sucesso, por isso, tenha paciência e não deixe que a falta de resultados seja um desmotivador. Mantenha um diário de exercício físico para seguir todos os seus progressos, sabendo que aos poucos eles vão aparecer. Até lá, mexa-se e divirta-se – a sua saúde agradece!

Classifique o artigo

Average: 4.6 (17 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários