As 7 comidas que arruínam qualquer tipo de dieta

As 7 comidas que arruínam qualquer tipo de dieta

Existem imensos tipos de dietas, umas mais funcionais do que outras. No entanto por muito boa que uma dieta de emagrecimento seja, alguns alimentos têm o poder de deitar tudo a perder. Neste artigo vamos conhecer as 7 comidas que arruínam qualquer tipo de dieta.

1. Fruta em excesso

Dificilmente se poderá pensar num alimento mais saudável e mais amigo das dietas do que a fruta. O consumo de fruta faz parte obrigatória de qualquer regime alimentar saudável e equilibrado. No entanto se cometermos exageros e consumirmos fruta em excesso, ela poderá também ser responsável pela ruína de qualquer dieta.
A título de exemplo podemos citar que o abacate, que até nem é uma das frutas mais doces, por cada 100 g de fruto fornece ao organismo 96 calorias. E se isto acontece com o abacate, imagine-se o que será com frutas muito mais doces como é o caso da banana, meloa, ameixas, uvas ou pêssegos?
O erro está como sempre no exagero. Consumir mais do que duas ou três peças de fruta por dia é um exagero. Atenção à quantidade de fruta ingerida por dia, ela pode realmente arruinar a nossa dieta sem que sequer o imaginemos.

2. Amêndoas

Sabia que por cada 100 g de amêndoa que consumir estará também a consumir 581 calorias? Isto acontece porque a amêndoa apesar de ser muito rica em proteínas e gorduras boas é também um dos alimentos a evitar devido a ser muito calórica.
Quando estamos de dieta temos que acautelar até os alimentos saudáveis, como é o caso dos frutos secos. As amêndoas são indiscutivelmente muito benéficas para a saúde, quando consumidas com contenção. Exagerando na dose, os quilos a mais podem regressar facilmente.

3. Azeite

O azeite é um dos produtos mais benéficos para a nossa saúde. Combate o colesterol, previne contra a arteriosclerose, melhora as prestações do pâncreas e do estômago. Contudo o azeite é também muito calórico, sendo que 5 colheres de sopa apresentam um acréscimo de 442 calorias ao organismo. Por isso convém usar de contenção quando se procede ao tempero de saladas, ou quando se adiciona azeite a molhos e cozinhados. Ele é sem dúvida muito saudável, mas pode estragar os bons resultados da dieta.

4. Bolachas de água e sal

Normalmente quem come bolachas de água e sal fá-lo pensando que se está a precaver da ingestão de gorduras. E de facto assim é, caso não se exagere na quantidade destas pequenas bolachas milagrosas.
Sabe porque é que as bolachas de água e sal apresentam um aspeto tão cremoso e crocante? Porque possuem poucas fibras, e são compostas por gordura que as deixa estaladiças. A grande quantidade de sódio presente nas bolachas de água e sal e que lhes confere o característico paladar suave mas ligeiramente salgado é também muito prejudicial aos resultados das dietas, provocando inchaços e retenções de líquidos.

Se for um grande fã deste tipo de bolachas mas quiser preservar a eficácia da sua dieta opte pelas bolachas de água e sal versão light, ou integrais. Mas ainda nesses casos é aconselhável que leia com atenção o rótulo da embalagem a fim de confirmar a sua composição, e claro, não exceda um limite razoável de bolachinhas por dia. Elas não satisfazem o apetite durante muito tempo e rapidamente terá de novo vontade de comer.

5. Folhados

Os folhados não são fritos e isso basta para muitas pessoas os incluam nas suas dietas, estando convencidas de que alimentos não fritos são menos gordurosos. E é verdade de facto. No entanto, e apesar de os folhados serem feitos no forno, não envolvendo óleos de fritura, a sua massa é constituída por ingredientes bastante calóricos.

Além disso os folhados industriais são feitos intercalando sucessivamente uma camada de massa com uma camada de manteiga, e essa manteiga nem sempre é light. Comer folhados é preferível a comer fritos, mas continua a ser preciso cautela com a quantidade ingerida destes alimentos, pois decididamente vão fazer engordar, sobretudo se comidos em associação com cremes ou coberturas gordas, ou acompanhados de outros produtos calóricos.

6. Iogurtes de sabor

Os iogurtes são uma forma muito agradável e também muito saudável de ajudar o organismo a lutar contra diversos males. O iogurte previne o enfraquecimento ósseo, melhora a prisão de ventre, provoca saciedade, facilita a digestão devido aos fermentos lácteos de que é composto e aumenta a imunidade. No entanto se consumirmos iogurtes de sabor estaremos a colocar em risco a eficácia de qualquer dieta.

A grande maioria dos iogurtes de sabor possui um elevado valor calórico devido à gordura, corantes artificiais e açúcares que entram na sua composição e que os deixam mais saborosos, aromáticos e apelativos visualmente. Os iogurtes naturais são os mais indicados para incluir nas dietas equilibradas, e mesmo assim convém não exagerar na quantidade a consumir.

7. Sumos de fruta industriais

Os refrigerantes fazem engordar e isso já toda a gente sabe. Essa é uma das razões que leva muitas pessoas a preferirem sumos de fruta de pacote, na esperança de que a quantidade de fruta presente nestes sumos, e a ausência de gaseificado os tornem mais saudáveis e menos engordativos.
Porém a verdade é que a grande maioria dos sumos de pacote são bebidas não fermentadas obtidas a partir de polpa de fruta mas misturada com açúcares. A quantidade de fruta existente nesses sumos de pacote é praticamente insignificante, mas a quantidade de açúcar é mais do que suficiente para arruinar todas as dietas. 

É interessante constatar que são fundamentalmente os exageros que provocam a ruína das dietas. Se consumirmos os alimentos em doses equilibradas podemos praticamente comer de tudo sem passar fome, sem que isso se reflita negativamente na nossa elegância ou saúde. Mesmo em se tratando de produtos de facto saudáveis, continua a ser necessário bom senso na sua utilização, para que seja possível comer de tudo e manter as dietas da nossa eleição.

Classifique o artigo

Average: 4.5 (2 votos)
Comentários(1)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Wesley Cristian

CLIQUE AQUI E VEJA A SOLUÇÃO PRS SEUS PROBLEMAS DE EMAGRECIMENTO https://go.hotmart.com/V5604134F