10 melhores dietas para engordar

10 melhores dietas para engordar
Amêndoas e chocolates

Enquanto muitos lutam para conseguir emagrecer e por qualquer pequeno abuso que cometam engordam quase instantaneamente, outros desesperam para ganhar alguns quilinhos e se sentirem melhor com o seu corpo e a sua saúde em geral. Engordar também exige um plano alimentar e hábitos adequados para que se concretize com eficácia e de uma forma saudável. Foi nesse sentido que reunimos 10 das melhores dietas para quem deseja engordar.

1. Dieta rica em  proteína

A proteína é imprescindível para o ganho de massa muscular e, consequentemente, para o aumento de volume corporal. Há mesmo quem diga que as proteínas são a matéria-prima do nosso corpo, o que as torna imprescindíveis para quem quer engordar. As proteínas são obtidas, por exemplo, através da carne, ovos e leite, ou seja, principalmente com recurso a produtos de origem animal.

2. Dieta calórica

Seguir uma dieta rica em calorias é outra forma rápida de engordar. É importante estudar a quantidade de calorias que se deve ingerir por dia para engordar, tendo em conta o sexo, peso e altura da pessoa. Depois disso, é construir uma dieta que corresponda a esse nível de calorias diárias.

3. Dieta da ceia reforçada

Depois do jantar, existe outra refeição conhecida como ceia. Estudos indicam que uma ceia bem reforçada é perfeita para quem quer engordar facilmente. Porquê? Porque grande parte das calorias ingeridas não vai ser gasta, uma vez que depois da ceia segue-se o período de descanso noturno. Este método para engordar pode ser acrescentado a outra dieta qualquer.

4. Dieta da mistura de alimentos

Para quem procura uma dieta para engordar, é importante fazer refeições com uma grande variedade de alimentos, provenientes de diferentes grupos alimentares. Quanto mais diversificada for a refeição, maior será a sua riqueza nutritiva e assim será mais fácil ganhar peso.

5. Dieta das 6 refeições

Comer várias vezes ao dia é outra dieta que pode resultar bem se o objetivo é mesmo engordar! Não basta só escolher os alimentos, mas também ingeri-los várias vezes ao dia. Pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia são as seis refeições obrigatórias. Se comer em grandes quantidades e com elevados valores calóricos mas apenas 2 ou 3 vezes ao dia, pode chegar lá, mas esta forma de engordar é certamente mais saudável!

6. Dieta do leite

Quem tem como objetivo engordar também pode optar pela dieta do leite por ser fácil, prática e sobretudo económica. Inserir leite em todas ou quase todas as refeições diárias é uma forma prática de manter o organismo “abastecido” de proteínas e assim ter facilidade em ganhar volume. Pode ainda optar pelo leite gordo se habitualmente consome leite meio-gordo.

7. Dieta da alimentação exagerada (uma vez por semana)

Mesmo uma dieta que tem como objetivo engordar, tem de ser feita dentro dos parâmetros saudáveis, ou seja, engordar sem aumentar níveis de colesterol, glicemia, etc. Por este motivo, engordar saudavelmente não envolve fazer uma alimentação excêntrica. No entanto, todas as dietas – incluindo a de engordar – podem contemplar um dia onde seja permitido comer tudo o que mais se gosta, sem restrições. Será o dia dos “disparates” e não só vai aliviar a pressão da dieta, como colaborar no processo de ganho de peso.

8. Dieta dos hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são ótimos para ganhar algum peso extra, ou seja, se quer engordar, é simples: basta incluir pão, arroz, batata ou massa em cada refeição e em quantidades generosas.

9. Dieta dos frutos secos

Os frutos secos apresentam inúmeras vantagens, incluindo o facto de terem um sabor apetitoso e ainda serem ricos em proteína. Isto significa que uma dieta rica em frutos secos é super eficaz para engordar de forma rápida.

10. Treino físico para aumentar a massa muscular

Uma dieta não deve ser unicamente baseada em programação alimentar, isto porque o exercício físico também é crucial. Existem vários e evoluídos planos de treino em que o objetivo é o ganho de massa muscular, ou seja, o aumento de volume corporal. O importante é encontrar um profissional ou personal trainer bem informado que proponha um plano adequado às características e objetivos concretos da pessoa que procura uma dieta completa para engordar de forma saudável.

Cada caso é um caso! Os organismos de cada pessoa funcionam de maneira diferente, cada pessoa tem a sua própria rotina e estilo de vida. Cada uma das dietas aqui apresentadas deve ser adaptada às características e historial médico de cada indivíduo e o aconselhamento médico é imprescindível.

 

Classifique o artigo

Average: 2.7 (3 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários