10 estratégias para potenciar as sessões no ginásio

10 estratégias para potenciar as sessões no ginásio
Homem no ginásio

Estar cometido a um plano de emagrecimento nem sempre é fácil – a começar pela dieta alimentar e a acabar no regime de fitness. Cumprir religiosamente algum tipo de actividade física é essencial para livrar-se dos quilos indesejados, mas pode ser prejudicada pela falta de tempo e de motivação. No entanto, existem várias estratégias a adoptar para que quando estiver efectivamente no ginásio, possa potenciar ao máximo as sessões de treino, para resultados mais eficientes e visíveis.

  1. Tome um café antes de suar. Estudos recentes mostram que o café ajuda a treinar – para além de o ajudar a manter-se mais alerta e concentrado, até contribui para uma performance física optimizada. Se o principal objectivo do seu plano de fitness é emagrecer, então saiba que a cafeína acelera o ritmo cardíaco e o metabolismo… o que é precisamente aquilo que se quer.
  2. Aquecimento adequado. Nunca descure a importância do aquecimento antes de qualquer sessão de actividade física. Por exemplo, se vai fazer exercícios com pesos que vão trabalhar essencialmente o tronco e membros superiores, é necessário fazer um aquecimento prévio adequado, caso de alguns movimentos de remo e não correr na passadeira. Adeqúe o aquecimento àquilo que se seguirá.
  3. Mantenha-se hidratado. Quando faz um workout, o corpo perde muitos líquidos o que, por sua vez, pode levá-lo a terminar a sessão de ginástica antes do previsto porque começa a sentir-se cansado e sem forças. Se quer potenciar cada uma das aulas de ginástica, é crucial manter-se hidratado ao longo de todo o workout, por isso, não saia de casa sem uma garrafa de água.
  4. Trabalhe todos os grupos musculares. Existem dois tipos de exercícios que envolvem pesos – os isolados e os combinados. Os exercícios isolados trabalham apenas um músculo de cada vez, o que não se traduz em benefícios gerais para o corpo, ou seja, são demasiado localizados para produzir os efeitos desejados. Os exercícios combinados, por sua vez, trabalham vários grupos musculares em simultâneo e apresentam diversas vantagens: poupam tempo, queimam mais calorias e trabalham todo o corpo num espaço temporal mais curto.
  5. Pesos pesados. Não há volta a dar – os pesos leves não têm os mesmos resultados que os pesos pesados, são apenas… mais leves. Se o objectivo é realmente perder peso e tonificar o corpo, tem de se agarrar aos pesos pesados. Não tenha receio que, de um dia para o outro, se vai transformar numa daquelas pessoas hiper-musculadas – vai simplesmente queimar calorias mais rapidamente e ver um maior progresso, em menos tempo.
  6. A dois é melhor. Por vezes, a única coisa que precisamos para vencer a preguiça que nos ataca cada vez que temos de calçar as sapatilhas é outra pessoa. Ter um amigo fitness traduz-se muitas vezes no impulso que precisa para não faltar a uma única sessão de ginásio e para fazer mais e melhor… principalmente se o seu colega o está a motivar para correr mais 5 minutos ou se ele, que confessou estar até um pouco cansado, já está a fazer bicicleta há 25 minutos consecutivos. Se ele consegue, você também consegue.
  7. Tenha uma rotina fixa. Há quem chegue ao ginásio e perca vários minutos preciosos a andar de um lado para o outro a tentar decidir o que vai fazer. Para evitar perder tempo de exercício precioso, planeie as sessões antes de chegar ao ginásio e tenha uma ou duas rotinas memorizadas para rentabilizar os minutos que efectivamente tem para suar. Vai ver que as sessões se vão tornar muito mais produtivas.
  8. Música maestro. A música e o exercício físico devem estar sempre de mão dada – não há nada como um tema musical potente, ouvido bem alto, para o pôr a correr mais depressa, a saltar mais alto. Crie o seu próprio playlist pensado nos seus workouts, com temas que o motivam a mexer-se. Na hora de queimar muitas calorias, é só pressionar play.
  9. Estabeleça uma meta. Irá tirar o maior partido de cada workout se tiver um objectivo específico, uma meta delineada, do que se simplesmente se desloca todas as semanas ao ginásio por hábito. Pode ser, por exemplo, perder 5 quilos em 4 meses ou 2 cm de cintura em 2 meses – uma vez estabelecida a meta, o mais certo é que fará tudo para atingi-lo, o que vai potenciar também a sua concentração e esforço. Assim, as visitas semanais ao ginásio passam a ter mais sentido.
  10. Limite as sessões a 45 minutos. Um workout não deve exceder os 45 minutos – mais do que isto e o corpo começa a produzir um químico que pode acabar por prejudicar todo o progresso conseguido até então. Para além disso, ao limitar as sessões terá de fazer mais, em menos tempo, o que vai intensificar as suas sessões… e os resultados não tardarão.

Classifique o artigo

Average: 3.7 (32 votos)