10 dicas alimentares saudáveis para perder peso

10 dicas alimentares saudáveis para perder peso
Fruta um alimento saudável

Para perder peso é imperativo seguir uma dieta alimentar saudável e isso não significa comer apenas pouco ou aquilo que não gosta. Trata-se sim de mudar hábitos alimentares e nós damos uma ajuda: são 10 ideias simples e fáceis de pôr em prática à hora da refeição. Garantimos o sabor por inteiro e as calorias por metade – e temos a certeza que a sua silhueta agradece!

1. Logo pela manhã.

Ao contrário do que possa pensar, tomar um pequeno-almoço saudável ajuda a perder peso. De que forma? Um pequeno-almoço composto por fibras, proteínas e um pouco de gordura saudável evita aquela desagradável sensação de fome (e a consequente tentação para comer doces e outras guloseimas!) e a falta de energia. Para além disso, acelera o metabolismo, livrando o corpo de calorias indesejadas.

2. Stock saboroso.

Para perder peso, é necessário comer de forma saudável e, para comer de forma saudável, é necessário planear as refeições – algo que leva muitas pessoas a desistir rapidamente de uma dieta salutar. Mas existe um bom plano de ação: no fim de semana ou sempre que tiver um pouco de tempo livre, confecione grandes quantidades de sopa, arroz integral e quinoa, por exemplo, para ter no frigorífico durante a semana ou congele para uma duração maior.

3. Leve limão.

Para cozinhar ou temperar, sempre que possa, substitua o sal, a manteiga e o óleo por um pouco de sumo de limão natural. Perfeito para carne, peixe, legumes e saladas, o limão empresta um sabor fresco e divinal aos alimentos, praticamente sem calorias! Uma boa dica a incluir na dieta alimentar, uma vez que a alteração dos ingredientes utilizados na cozinha também pode ajudar a perder peso.

4. Snacks saudáveis.

Ande sempre com um alimento saudável na carteira, na mala do portátil, no carro ou no escritório. Se tiver sempre consigo uma peça de fruta, uma barra de cereais ou um saquinho com nozes, será mais difícil cair em tentação, ou seja, ir a correr ao café mais próximo e comer algo calórico como um bolo ou gelado. Saiba escolher os melhores snacks para não só satisfazer o apetite, como perder peso.

5. Renda-se às especiarias.

Seguir um regime alimentar saudável não significa que a comida tem de ser toda cozida e sem temperos, antes pelo contrário, deve experimentá-los todos! Sabia que a canela ajuda a regular o açúcar no sangue, que os orégãos têm uma ação anticancerígena e que o açafrão pode ajudar na luta contra o Alzheimer's? Para além de saudáveis, as especiarias também são uma boa aliada para quem quer perder peso, sem abdicar dos excelentes paladares que a gastronomia tem para oferecer.

6. Informação de peso.

Aprenda a ler os rótulos nutricionais de tudo aquilo que compra – para comer de forma saudável e assim controlar o peso, precisa de saber exatamente aquilo que está a consumir. Os valores nutricionais ou a falta dos mesmos encontram-se nos rótulos dos alimentos, assim como a informação sobre os açúcares e as gorduras que possam “sabotar” a dieta: identifique-os antes de comprar!

7. Cozinha caseira.

Embora seja perfeitamente possível comer fora quando se está de dieta, não há forma mais saudável de comer do que em casa. Sabe o que cozinha, como cozinha, é muito mais fácil controlar as porções e fazer escolhas inteligentes; ao invés de simplesmente ceder à tentação porque está no restaurante e acredita não ter outra alternativa se não comer tudo o que aparecer à sua frente ou que as outras pessoas estão a comer.

8. Coma os vegetais!

Lembra-se quando era criança e a sua mãe repetia vezes sem conta: “come os vegetais para cresceres e seres forte”? Ela tinha toda a razão! A bem da saúde e da silhueta, diminua a quantidade de carne ou peixe e aumente a quantidade de vegetais que coloca no prato – quanto mais coloridos, melhor!

9. Calorias líquidas.

Perder peso com a ajuda de uma alimentação saudável não se baseia exclusivamente na comida, as bebidas também têm de ser consideradas! Nem todas as pessoas têm noção da quantidade de calorias que bebem diariamente, seja em forma de refrigerante ou de sumos artificiais, por isso, investigue e saiba quais as bebidas que deve beber quando está de dieta e quais as bebidas que deve evitar se está a tentar perder peso.

10. Dia D.

Enfrente cada refeição como se fosse a primeira da dieta, ou seja, em vez de jantar o que lhe apetecer porque já abusou dos salgados ao almoço e dos doces ao lanche, veja cada refeição como uma oportunidade para começar de novo. Sempre que se sentar para fazer uma refeição, aproveite para se alimentar de forma saudável – em termos de perder peso, não adie para amanhã o que pode e deve fazer hoje!

Classifique o artigo

Average: 4.4 (93 votos)
Comentários (0)

Add comment

Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários